1 de abril de 2012

Exposição de Joias do deserto


Dia 12 eu fui na exposição de joias do deserto de Thereza Collor, com o convite que a minha mãe recebeu, sabe aquela sensação que você tem quando vai para um casamento ou outra festa chique? Bem eu me senti mais ou menos assim. Imagina eu indo de metro para exposição com um vestido meigo e fofo:

Eu não fiquei adorável?(Vou confessar as minhas pernas estavam me matando, eu odeio usar salto alto)

No dia, eu esqueci completamente de levar uma câmera, tirei fotos com o celular, e quando eu voltei lá outro dia me disseram que não podia entrar de câmera. Bem vamos ao post:
A exposição estava dividida em cinco regiões com varias cidades e culturas que se misturam.








Saara

Se puder observar a três pingentes no centro deste colar, dois deles são conhecidos como mãos de Fátima. Símbolo usado contra o mau olhado no Judaísmo e no Islão, também por significar proteção e fertilidade. Algo mais ou menos assim:
Alguns amuletos possuem formato de peixe ou de lua, que pode significar fertilidade ou ter função terapêutica, a lua era também emblema do islã, mas o significado depende da região.
A figura de pássaros também é muito usada para combater o mau olhado, Algumas vezes quando representados com tâmaras, simbolizavam a riqueza do Oasis.

Não, não é uma cara sorridente, são dois pássaros em cima de algo que eu acho que é um galho (se não conseguir ver, uma dica, a boca é o galho).
Era comum em varias dessas regiões que quando uma mulher se casava , usava varias pulseiras pontudas, que tinham a função de proteger contra o mau olhado e podia ser usado como alto defesa, quando mais pulseiras maior o status social.


Thar
Em vários lugares os artefatos as vezes tinham cinto rosáceas esculpidas neles, cinco dedos, ou cinco pontos, isso representava os cinco pilares do Islã.
Geralmente um circulo com um ponto no meio significava proteção contra o mau olhado
Muitas culturas tinham uma caixa amuleto que era usada para guardar inscrições do alcorão, versos de Torá e algumas formulas mágicas.

Tibete
Na cultura Oriental o dragão era uma criatura divina e ganhou lugar no horóscopo chinês, nada mais normal do que representa-lo em suas joias, certo?
Como já devem saber através dos meus posts as pedras, podem trazer vários tipos de sorte, e cada uma possui um significado.
Coral: beleza, felicidade e acreditasse ser o antídoto contra veneno.
Turquesa: filtra as influencias negativas.

Arábia
Havia muitos cintos com adagas, quando um homem completava 10 anos ele ganhava uma, era símbolo de proteção e poder. Eles também usavam uma espécie delineador chamado Kajal que se acredita tirar o mau e ampliar a visão (o que faz sentido já que é passado nos olhos).
Em algumas peças, os motivos (decorações) indicam o lugar de onde a peça vem, ou a família que pertence, seja por formas geométricas ou por desenhos mais complexos.


Eu adorei essas pulseiras, talvez por que tenham um coração,talvez porque tenha formato de folhas, ou talvez por que tenha influencia celta.
Abaixo vou colocar alguns símbolos e o que significam como eu disse às vezes depende da região:
Romã- Fertilidade
Chocalho- Usado para espantar os maus espíritos e avisar a chegada de uma mulher.
Três círculos- Três joias do budismo, as divindades.
Cor dourada- No Saara representaria o sol
Azul- No Saara representaria a Lua.
Meia esfera- Lembram o formato de unhas e serviriam para rebater maus espíritos.
Ovo- Fertilidade
Cornalina- Ásia central, proteção.
Flor de amendoeira- Ásia central, Anuncia a primavera, e simboliza a prosperidade
Contas de vidro- Servem para refletir o mau olhado
Águia bicéfala- Império Czarista.
Corrententes- Seu tilintar servia para afastar os maus espíritos.
Vamos para o resto das fotos antes que alguém comece a dormir com a minha aula de historia:














Nenhum comentário:

Postar um comentário