12 de junho de 2012

Plantas: Sakura

Eu juro que não vou começar o post falando que essa é uma das minhas flores favoritas.
Dizem que o nome dessa flor tem ligação com uma lenda, conta que uma princesa chamada Konohana Sakuya Hime (Princesa da arvore de flores abertas), desceu dos céus e se transformou em uma cerejeira, outra origem do nome esta ligado a uma divindade no cultivo do arroz (Sa) e a sua morada (Kura).
No japão, todos os anos no começo da primavera é comemorado o Hanami, quando as flores se abrem e ficam enfeitando os parques durante uma semana. Durante esse festival muitos pratos são feitos com as flores, arroz com pétalas,  bolo, biscoitos, chocolate (CHOCOLATE!!!!! COM FLORES!!!!Juntaram as minhas duas coisas favoritas), alem de conservarem as pétalas no sal para fazer um chá que os noivos bebem pedindo felicidade.
Na chácara da minha avó tem uma arvore de sakura, acho que as que florescem no japão são diferentes dessas, acho que elas não dão frutos. Eu gosto tanto dessa flor que comprei uma muda dela e plantei no meu jardim, estou esperando ela florecer, isso se as malditas formigas pararem de comer as folhas dela.

Existe outra lenda sobre essa arvore. Dizem que há muitos anos atras, existia um samurai que tinha uma arvore de sakura, muito velha, que havia atravessado gerações, um dia ela começou a morrer, quando os vizinhos vieram para plantar uma mais nova, ele disse que a morte da arvore era um sinal de que a hora dele também se aproximava, mas como um ultimo pedido ele desejou que a arvore florescesse mais uma vez.
Quando a arvore floresceu, ainda era inverno, ele se matou com a própria espada, e seu sangue chegou nas raízes da arvore.
Dizem que todos os anos a arvore florescia no aniversario na morte do samurai.
(Eu preciso aprender a fazer chocolate com flores de cerejeira)

Fonte:

http://gambare.uol.com.br/2005/03/20/sakura-a-cerejeira-japonesa

Ps: Minhas ideias de post estão acabando, vc podem fazer sugestões nos comentarios se quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário