17 de julho de 2012

Poções: Hidromel

Em primeiro lugar eu sinto muito pelo atraso, eu ia começar a escrever esse post, mas ai comecei a jogar Minecraft e esqueci completamente.
Hidromel deve ser uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Povos como gregos, celtas, vikings e saxões consumiam essa bebida feita a base de mel (E como eu havia dito no post sobre valquirias, ele também está presente na mitologia nórdica).
Basicamente a receita é uma parte de mel para duas partes de água, mas outros ingredientes são adicionados conforme a receita, a água faz com que o mel entre em fermentação e produza álcool.
Existia uma tradição dos recém casados de beber hidromel no primeiro ciclo lunar após as bodas, para que nasça um menino, dizem que dai surgiu a lua de mel.

Abaixo esta uma receita q eu encontrei:

Ingredientes:
- 2kg de mel novo
- 50l de água
- 1 punhado de alecrim
- 1 punhado de tomilho
- 1 punhado de louro
- 1 punhado de roseira brava
- 2 ou 3 punhados de malte moído
- tostadas com levedura
- 45g de cravos
- 45g de noz-moscada
- 45g de macis
Procedimento:
Ferva o mel novo na água. Coe bem. Acrescente os punhados de alecrim, tomilho, louro e roseira brava. Ferva a mistura por uma hora, pondo-a em seguida num tonel com o malte moído. Mexa até estar tépido e coe num pano passado para outro tonel.
Espalhe um pouco de tostadas com levedura e despeje o líquido. Quando o hidromel estiver coberto de levedura, despeje em uma pipa. Amarre os cravos, os macis e a noz-moscada num saco e pendure na pipa. Feche a pipa por seis meses e engarrafe. Certifique-se de que todos os recipientes foram esterelizados antes do uso.

Fontes:

Um comentário:

  1. ei! hidromel é a bebida nórdica do Sr dos Anéis!!! Essa aqui!
    www.facebook.com/valkiriahidromel

    ResponderExcluir