16 de outubro de 2012

Plantas: Bambu

(Bambusoideae) Eu nunca vi uma flor de bambu, mas dizem que ele floresce se for bem cuidado. Ele pode crescer MUITO, eu já passei por um túnel de bambuzal e é uma coisa assustadora e muito legal ao mesmo tempo. Ele demora 5 anos para sair da terra, nesse tempo ele esta criando raízes. Algumas pessoas fazem eles crescerem em forma de espiral para enfeitar a casa.



Cultivo:
Você deve cortar um broto com dois gomos e meio (sabe aqueles "traços" que dividem a planta? Então, o gomo é o que fica entre eles), tente tirar do meio do tronco de plantas com menos de três anos.
Você deve plantar logo depois do corte, você deve plantar com a parte do meio gomo para cima e encher ele de água, depois colocar argila para prevenir doenças.
Adicione água até que ele comece a se desenvolver.

Você também pode colocar ele na horizontal, mas terá que usar mudas maiores com quatro ou seis gomos, fazer um buraco no gomo do meio e encher de água.

Medicina:
Brotos de bambu pode ajudar na digestão, prevenir e curar doenças cardiovasculares e câncer, diminuí a pressão e a gordura. Algumas pessoas usam chá de bambu contra tosse e combate a epilepsia em crianças

Magia:
Talvez essa regra não funcione para essa planta, por ela ter mais importância na cultura oriental, mas se tivesse um planeta regente seria Mércurio por causa do crescimento rápido e flores pequenas.
Dizem que o numero de caules de um bambu tem significados diferentes tipo:

Três: longevidade de coisas boas da vida, promoção
Cinco: Sorte para cinco partes diferentes, riqueza
Seis: Prosperidade e condições favoráveis
Sete: Saúde
Oito: Crescer, prosperar, evoluir.
Dez: Plenitude e sabedoria
Vinte um: Bênção, abençoar todos.

Dá para se notar que é uma planta bastante ligada aos negócios não é mesmo? algumas empresas deixam um broto de bambu florescendo na sala para nunca parar de prosperar.
Queimar pó de bambu é usado como proteção para energias estranhas, e na China era usado como amuleto contra maus espíritos.

Culinaria:
Dá uma ótima ração para dragões orientais O Takenoko é encontrado durante a primavera, é crocante, mas logo após ser colhido eles ficam amargos, por isso eles são cozidos e embalados a vácuo, acho que minha família já comprou alguns, mas eu sou um pouco desconfiada em relação a vegetais e nunca provei.

Arte:
Não posso simplesmente falar os usos dessa planta na construção de objetos, casas, utensílios, moveis, cestas, mas é melhor um mostrar alguns
Eu também acho muito legal cortar o bambu e fazer copinhos com os gomos, dizem que antigamente colocavam água dentro dele para se filtrar.

Fontes:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_234776.shtml
http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+21-30/Passo+a+Passo+23/Cultivo+de+bambu.htm
http://www.bambubrasileiro.com/info/util/
http://www.dicasgratisbrasil.com/beneficios-do-broto-de-bambu/
http://www.magiazen.com.br/a-magia-do-bambu.html
http://www.culturadohashi.com.br/2010/04/takenoko-broto-de-bambu-na-cozinha.html
http://www.carrefour.com.br/utilidades-domesticas/para-a-mesa/utensilios-para-servir/conjunto-utensilios-em-bambu-4-pecas---welf_7773
http://painelflorestal.com.br/noticias/sustentabilidade/15055/bambu-e-adotado-como-material-de-construcao-sustentavel
http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2010/06/bamboo-1.jpg
http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/32913-tunel-de-bambu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário