18 de dezembro de 2012

Plantas: Romã

Bem, to pensando em criar algumas bebidas como se fosse uma poção, entãooooo eu to aqui para falar sobre algumas frutas, imagina que legal... O romã tem origem em lugares como a Grécia, Síria  Chipre, etc. O nome cientifico da planta é Punica Granatum, na época das guerras Púnicas, os romanos trouxeram a fruta dos territórios de Cartago e chamaram-na Malum punicum. Portanto, acharam que ela vinha do norte da África.

Cultivo:
Local ensolarado, solo fértil e bem drenado.
Substrato de cultivo de solo de jardim com composto orgânico mais adubação de reposição com adubo granulado NPK formula 10 – 10 – 10 a cada 6 meses.

Medicina:

Contra vermes
Leve ao fogo três colheres de sopa da casca, do caule ou da raiz com um copo de água. Quando ferver, abafe e deixe amornar. Beba um copo do chá três vezes ao dia. No dia seguinte, em jejum, tome um laxante, que pode ser uma colher de chá de sulfato de magnésio (sal de epson ou sal-amargo) diluída em um copo de água morna. Isso vai ajudar na eliminação dos vermes.
Para garganta inflamada
Faça o chá como indicado acima e, quando estiver morno, adicione uma colher de chá de sal e outra de vinagre e gargareje três vezes ao dia. Repita o processo até a cura total.
Para gripe
Aos primeiros sintomas da gripe, mastigue pedaços da casca verde ou seca. Isso reforça o sistema imunológico e faz o corpo se livrar logo do vírus.
Para os olhos
Com o sumo das sementes da romã também é feito um colírio indicado nos casos de glaucoma e catarata. Veja aqui como fazer o colírio de romã.


Magia:
Para os gregos e outros povos o romã é simbolo da paixão e da fecundidade, (pela sua cor e suas sementes, deve ser uma planta de vénus  eles acreditavam que ela era afrodisíaca  Alguns usam seus caroços em encantamentos, se você deixar ela meio aberta de frente para a porta da cozinha, isso espantará ladrões ou outros visitantes indesejados.
Existe um simpatia feita com 7 caroços de romã e sete velas (que variam de cor conforme o seu objetivo) para curar alguma doença.
Forme um circulo com elas e coloque um caroço na frente de cada vela, depois acenda elas uma de cada vez no sentido horário e depois recite o encantamento:

“Romã dos Deuses,
Fruta da cura e
De todos os males,
Pelas sete velas que acendo,
Me traga sete vezes,
A cura de que preciso.
Assim digo, Assim será!”
Espere as velas terminarem de queimar e depois coma os caroços pensando no seu desejo


Culinária:
Nem vou citar né? sucos, doces, saladas, etc, então não faria o menor sentido eu fazer uma lista de todos os usos culinarios.

Fontes:
http://www.fazfacil.com.br/jardim/fruta-roma/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%A3
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/roma/roma.php
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário