24 de outubro de 2014

Amuletos: Símbolos celtas



Ai ai, eu realmente preciso deixar tudo pronto para quando eu voltar, e esse é só o segundo post.
Espirais celtas parecem que não começam no dentro e terminam na borda, elas começam na borda, vão até o centro e depois voltam para a borda (tipo você colocar uma fita na e puxar a parte do meio para fazer uma espiral.

Os símbolos celtas, geralmente, são formados de espirais simples, duplas e triplas.

Espirais Simples: As espirais em sentido horário representam o sol de verão (a expansão) e no sentido anti-horário o sol de inverno (a proteção). Representam os solstícios.



Espirais Duplas: As espirais duplas representam, o equilíbrio, através dos equinócios da primavera e do outono. (ok, uma espiral representa o solstício e duas representam o equinócio)



Espirais Triplas: As espirais triplas representam a união dos Três Reinos Celtas, O céu, a terra e o mar, o céu era o que estava acima de nós, os deuses, a lua, e as estrelas, a terra era o que estava embaixo e o que nos alimentava, e o mar era o que estava dentro de nós, Pelo que entendi se chamava Triskelion, três pernas. (na minha modesta opinião dos três tipos de espirais, essa me parece a mais harmoniosa)


Elementos:

Existem quatro símbolos representando os quatro elementos, não consegui encontrar uma imagem boa de cada simbolo sozinho.

Terra:
Um triangulo de ponta cabeça com um traço cortando ele na horizontal, representa estabilidade, solidez, prosperidade, sucesso, fertilidade, estruturação e força de vontade.

Ar:
Um triangulo com um traço cortando na horizontal, representa conhecimento, inspiração, criatividade, harmonia, liberdade e habilidades psíquicas.

Fogo:
Um triangulo equilátero (na verdade todos os símbolos são triângulos equiláteros), significa energia, vigor, purificação, transformação, mudança, paixão, sexualidade e coragem.

Água:
Um triangulo equilátero de ponta cabeça, significa emoção, sentimento, amor, inconsciente, felicidade, simpatia e intuição

Alma:
Eu não ia falar desse, mas o que custa? ele é um circulo, as vezes é representado dividido em varias fatias (oito).

Fontes:
http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=3
http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=5
http://artigodezenove.blogspot.com.br/2010/05/segredo-do-pentagrama.html
http://pt.scribd.com/doc/26098728/Mitologia-Celta

Nenhum comentário:

Postar um comentário