28 de outubro de 2014

Plantas: Trigo

*Suspiro... Com tanta coisa para escolher, sim eu fui escolher justamente a cultura Grega... Eu devo ter algum problema... (mas acho que isso pode ajudar a Diere). Resolvi começar com o trigo. Isso me lembra que eu encontrei algumas sementes (passeando por um parque)que eu acredito ser trigo, resolvi plantar e por enquanto elas ainda não morreram (não me julgue).
Triticum spp (a mais cultivada se chama aestivum sp.), o trigo é um dos alimento mais cultivado no mundo, é usado para produzir pães e massas em geral, alimentar animais e ser usado como forragem

Cultivo:
O ideal seria um solo tratado com calcário, bem adubado e cultivado anteriormente com uma planta leguminosa. (O meu até que esta se virando bem eu acho...). O mais complicado seria encontrar sementes de trigo, acho que elas costumam ser vendidas em grande escala para fazendeiros.

Culinária:
Alem de ser usado para produzir farinha de trigo e usado para produzir pães e bolos, também pode ser comido na forma de grãos em saladas. Me parece popular na culinária árabe

Medicina:
Algumas pessoas usam como fonte de clorofila (visto que é uma ótima fonte de nutrientes e minerais). Serve como antioxidante, calmante, emoliente (hum...amaciante?). É usado para anemia, convalescência, desnutrição, doença cardíaca, hipotensão, intestino preso, o gérmem de trigo ajuda a prevenir a arteriosclerose, o colesterol e doenças cardiovasculares.

Magia:
Os gregos acreditavam que a deusa da colheita, Deméter, ensinou as pessoas a cultivarem o trigo, o trigo se tornou o simbolo da deusa. Antigamente ele só era consumido pelos ricos, e usado como alimento para os mortos. Algumas pessoas acreditam que ingerir trigo branco (farinha) traz dinheiro e sucesso, você pode gravar um simbolo na massa antes de assar (mas isso depende do que você quer trazer) Pelo que parece o trigo é regido por Vênus (interessante, os gregos jogavam grãos de trigo nos recém-casados e os noivos usavam grinaldas de trigo representando pureza e fertilidade)


Fontes:
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/trigo.html#.UfvaspKTju5
http://ateliedaserra.blogspot.com.br/2011/03/como-plantar-seu-proprio-trigo.html
http://vivamagia.blogspot.com.br/2009/12/trigo.html
http://coisasdefadas-wicca.blogspot.com.br/2011/09/demeter.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário