7 de novembro de 2014

Amuletos: Katadesmos

Em primeiro lugar, não aconselho você fazer isso, é mais uma curiosidade.
Antigamente existiam placas de chumbo ou argila que eram usadas em maldições, elas eram chamadas de katadesmos, as pessoas usavam para atrapalhar nos negócios, em um julgamento, relacionamentos, ou causar a morte de algum inimigo.
Pelo que eu entendi você escrevia na placa um feitiço de acordo com a maldição que você pretendia lançar e por meio de um ritual você invocava um deus para realizar a maldição, vale lembrar que poucos deuses do olimpo eram invocados para esse tipo de trabalho.

HERMES: Podia entrar e sair do submundo sem impedimentos. Por essa característica limiar era o mais evocado nos defixiones. Além de ser mensageiro, tinha a função de carregar as almas para o mundo dos mortos.
TEMPLO: (adoração) A forma oficial de religião da Grécia antiga. Por meio da adoração, buscava-se a graça dos deuses através de pedidos e sacrifícios.
CARONTE: O barqueiro tinha a função de levar as almas para o mundo dos mortos. Mas se o falecido não tivesse uma moeda para pagá-lo esperava a carona por um século.
HADES: O chefão do submundo aparecia em muitas inscrições de maldição, auxiliado por cérbero, o cão tricéfalo.
DEFIXIONES: (magia) Essas práticas buscavam uma intervenção na realidade. Eram voltadas para fazer mal aos indivíduos, principalmente aprisionando-os e imobilizando-os na Terra.
DAIMEONS (demônios): Os espíritos menores levavam os pedidos dos mortais aos deuses do subterrâneo e às vezes cumpriam, eles mesmos, a tarefa.
MAGOS: Foram uma importante casta sacerdotal no império persa. Seus conhecimentos ritualísticos e astrológicos transformaram o nome em sinônimo de feiticeiro.
PERSÉFONE: A rainha dos mortos era tão poderosa que mesmo pronunciar seu nome podia trazer desgraça.
HÉCATE: Deusa três em um, era muito procurada por seu poder tendo se tornado a entidade preferida da magia negra. Possuía um caráter múltiplo e agia no mar, na terra e no céu.
MEDÉIA: A personagem mitológica simbolizava o poder irracional intrínseco ao Oriente e às mulheres, que contrastava com o racionalismo do homem grego.

Depois disso acho que você enterrava a placa num cemitério, santuário, próximo de um poço ou de um rio. Algumas placas de agradecimento foram encontradas, abaixo eu vou colocar alguns exemplos do que estava escrito.

Placa de agradecimento             
A vingança de Hefesto foi derramada. Primeiro Hecate prejudica os pertences de Megara em todas as coisas, e depois Perséfone relata aos deuses. Todas essas coisas já o são.

Placa para atrapalhar um julgamento
Lítias, enterro/prendo a Hermes Retentor e a Perséfones a língua de Litias, as mãos de Litias, a alma de Lítias Lítias, os pés de Litias,o corpo de Lítias, a cabeça de Litias. Nícias, enterro/prendo as mãos do areopagita a Hermes Retentor, os pés, a língua, o corpo de Nicias.

Placa para atrapalhar nos negócios
Enterro/prendo Arista.... o ferreiro Para baixo e Pirrían o ferreiro E as atividades deles e as almas Deles e Sósias de Lámias E a atividade e a alma dele E Hegésia sempre e sempre E Hegésia a Beócia

Fontes:
http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/3/artigo65953-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário