30 de novembro de 2014

Mitologia: Bakeneko

Esses dias estava querendo desenhar o meu primo caçula como algum ser mitológico, sabe, continuar a coleção two sides... Pensei nele como sendo um gato porque ele é fofo, irritante e arrogante (e eu sou alérgica a gatos), mas acho que eu poderia desenhar ele como um gremilin... ele não para de mexer no computador e no videogame...

Por causa disso eu tive a ideia de pesquisar alguma criatura com forma de gato, e encontrei um youkai chamado Bakeneko, um gato que pode mudar de forma, a maioria dos youkais em forma de animais, era animais comuns que ao morrer se tornaram youkais, apesar de que algumas variações da lenda contam que um gato muito grande, de cauda comprida, ou que chegou numa determinada idade, poderiam se tornar um bakeneko, parece que isso também originou o costume de cortar a cauda de gatos.
E eles também costumam pregar peças em seres humanos, as vezes se transformando em mulher ou então lambendo todo o óleo de peixe usado em lamparinas, fazendo que elas se apagassem.
Quando a cauda de um bakeneko se divide em duas ele passa a se chamar nekomata.
Acredito que eles são mais assustadores que kitsunes e tanukis, entre os seus poderes está a habilidade de controlar cadáveres, reanima-los ao se sentar em cima de um corpo (sério, imagina que tenso se o seu gato resolve brincar de marionete com um cadáver e o faz andar até a sua casa... Assustador, mas você tem que admitir que é uma pegadinha muito boa), e por onde passam eles deixam um fogo fantasma.
Alguns deles assumem a forma de seus donos e os devoram passando a tomar o lugar deles, de fato gatos são muito fofos, mas também são assustadores.

Quando eu era pequena, meu avô trazia muitas fitas contando lendas japonesas, eu também tinha aulas de japonês que contavam algumas lendas. Hoje em dia essas fitas se perderam ou foram danificadas pela umidade e poeira, mas se me lembro bem uma das minhas historias favoritas era sobre a casa dos gatos:

Certa vez havia um senhor muito bondoso, certo dia ele viu crianças maltratando uma gata, ele brigou com as crianças e cuidou e alimentou a gata, depois disso a gata seguiu o seu caminho e ele continuou sua vida...
Numa noite, ao voltar de uma viagem ele se perdeu na floresta, por sorte ele encontrou uma casa muito grande no meio da floresta habitada por varias mulheres que o acolheram e permitiram que ele passasse a noite. Depois de uma janta digna de um imperador, ele foi se banhar, quando estava tirando as roupas uma mulher apareceu e se assustou com ele.
-Você precisa sair daqui- Ela disse- Você não pode se banhar nessa água, ou então se tornará um gato para sempre.
A moça o ajudou a escapar da casa, mas antes de ir ele perguntou porque ela estava o ajudando, ela se transformou na mesma gata que ele havia ajudado- Você me ajudou quando eu precisei, então eu estou devolvendo o favor.
Ao fugir da casa os outro gatos perceberam que seu convidado havia escapado e correram atrás dele com baldes d'água, alguma gotas respingaram em sua nuca antes que ele conseguisse sair da floresta, e pelos de gato começaram a crescer ali, mesmo que ele cortasse os pelos sempre cresciam novamente.

Fontes:
http://aoikuwan.com/2011/09/26/criaturas-sobrenaturais-parte-14-bakeneko-e-nekomata/
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/bakeneko-nekomata.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário