11 de novembro de 2014

Plantas: Uva

Assim como o trigo era o simbolo de Deméter, a uva era o simbolo de Dionísio (ou então Baco, apesar de eu acha Dionísio um nome muito mais maneiro). O nome geral para as varias especies de uvas é Vitis sp.

Cultivo:
As videiras em geral parecem gostar de um periodo de frio, para que as folhas caiam e as gemas entrem em dormência, uma temperatura em torno dos 22°C, solos ricos, não muito umidos e bem drenados.

Culinária:
Em latim vïnum significa, videira ou também, vinho (isso não me parece importante já que os dois estão ligados), ele também está ligado a Dionísio (que por sua vez sempre era retratado bêbado). O resultado final na fabricação do vinho depende desde a colheita, até a fase de envelhecimento, a colheita deve ser feita no período certo, caso seja colhida muito antes irá produzir um vinho aguado, caso seja colhido muito tarde, ele não terá acidez. Em seguida os vinhos são esmagados, bagas, suco e cascas tudo misturado nos tanques no caso do vinho tinto, já o vinho branco o suco e o resto são separados. O processo de fermentação é a parte mais complicada e também a mais importante, deve se tomar cuidado com a temperatura que não pode sair dos 25º aos 30º, evitar o contato com o ar. Depois da fermentação é feita a filtragem e o envelhecimento.

Magia:
Há varias poções que são feitas usando vinho. Antigamente haviam festas dedicadas aos deuses onde as pessoas bebiam de comiam, ficavam bêbadas (pense nisso como uma especie de carnaval), as crianças geradas nessas festas eram consideradas filhas de deuses (não há o que explicar, simplesmente era), então acho meio que comum usar o vinho em poções do amor, mas pelo que parece é uma planta regida pela lua.

Fontes:
http://www.frutasnobrasil.com/cultivo_da_uva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário