21 de junho de 2015

Mitologia: fadas parte 2

No ultimo post de mitologia eu havia falado sobre o povo Tuatha de Danann, que deu origem as historias e contos sobre fadas, enquanto os Sidhe Daione se isolavam os Tuatha de Danann (eu sei... nome complicado...) deram origem a herois, cavaleiros e damas, em romances medievais.

Alguns contos dizem que eles chegaram a servir o rei Arthur por enxergarem ele como um rei de honra e integridade. A partir dai surgiram fadas como morgana le fay (apesar de algumas historias a descreverem como uma bruxa, seu nome significa morgana a fada) e sir Lancelot (criado por fadas) e as fadas medievais.

Até certa época no seculo XIII, fada era um termo genérico para ser sobrenatural (isso explica porque as corte seelies e unseelies possuíam membros bem diferentes das fadas que conhecemos hoje) um seculo mais tarde a literatura começou a diferenciar fadas, anões, duendes e etc...

As fadas medievais podiam se apaixonar por humano e as crianças geradas dessa união podiam ter poderes do povo das fadas.

Enquanto as fada medievais tinham um formato bem variável, mas podiam ter o tamanho de uma pessoa normal, as fadas literárias eram bem pequenas de asas delicadas. Sua personalidade porem foi se variando de bondosas para inconvenientemente travessas e com poucas roupas vivendo em uma monarquia. Essas ultimas passaram a se chamar fadas elizabetanas, não sendo malignas completamente, mas elas gostavam de atormentar os humanos por pura diversão, sem intenção de grandes danos.

No seculo XVII, surgiam as fadas jacobinas associadas ao diabo, e com grandes poderes como controlar as estações, destruir colheitas inteiras, causar secas ou prolongar o inverno. Com o passar do tempo as fadas jacobinas perderam a associação com o mau.

Antigamente era tradição deixar um pouco de leite, comida e água limpa para as fadas se banharem,pedindo em troca sorte e proteção.

O mundo se tornou mais racional, e focado na ciência, historias com fadas passaram a ser apenas lendas ou contos de fadas, porem isso não significa que as fadas irão desaparecer completamente,

As fadas pequenas e delicadas que vivam voando de flor em flor, chamadas de fada das flores antigamente, nos dias de hoje se tornaram fadas elementais, cada uma representando um dos quatro elementos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lancelote
http://grimoriodaluna.blogspot.com.br/2012/05/fadas-iii-historia-das-crencas-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário