14 de junho de 2015

Mitologia: Fadas

Há um certo tempo fiquei com vontade de refazer vários posts antigos, acrescentando algumas informações aqui e ali.

Seu nome vem do latim, Fatum que significa destino, isso se deve ao fato delas alterarem o destino das pessoas. Tem origem de lendas celtas, anglo saxões, germânicas e nórdicas

São representadas de forma pequena, delicada e com asas, possuem uma personalidade alegra, ativa, temperamentais e inteligentes (tipo a tinkerbell). Vivem abaixo dos montes e das florestas, os melhores lugares para se entrar em contato com elas é a beira do mar ou em lugares iluminados de florestas, gostam de coisas doces, mas preferem os mais naturais como néctar de flores, mel ou leite.

No dia 24 de Junho é comemorado o dia das fadas (também é comemorado o dia internacional do disco voador, mas isso não vem ao caso), logo após o Litha, o primeiro dia de verão, dizem que nessa época é a melhor ocasião para ver as fadas, já que a barreira entre os dois mundo fica mais fraca

Entre fadas e elfos há bastante confusão sobre eles serem ou não da mesma especie (pessoalmente eu acredito que a relação seja semelhante a sátiros e ninfas). Isso pode ter acontecido por causa das deusas irmãs Grian e Aine. Grian era a rainha dos elfos e Aine a rainha das fadas, mas os dois povos não tinham contato entre si. Outra historia que mostra um pouco da relação entre fadas e elfos é a obra de Shakespeare, sonhos de uma noite de verão, onde Titania, a rainha das fadas e Oberon, rei dos elfos, eram casados.

Numa época mais antiga na Irlanda havia um povo encantado que dominava a arte, a ciência, a poesia e a magia, sendo capazes de mudar de forma entre outros poderes, chamados de Tuatha De Danann, de certa forma eles deram origem as fadas que conhecemos hoje.

Uma parte do povo Tuatha de Danann se afastou do convívio dos humanos e passaram a ser chamados de Sidhe Daione, eles acabaram por se dividir em duas cortes, os Seelies e os Unseelies, em algumas historias retratam os seelies como a corte do bem e os unseelies a corte maligna, veja bem:

Os seelies era considerados aristocratas do mundo das fadas, eram os juízes durante conflitos no mundo das fadas, muitas vezes chamados de "Abençoados". Porem eram bem políticos, possuindo rivalidade e fofocas entre si, e quando entediados ela tinham o habito de pregar peças nas pessoas, sem causar grandes danos a suas vitimas.

Eles possuíam também um código de conduta, assim como nos tribunais humanos

  • Um seelie deve proteger a sua honra até a morte, honra seria o único modo de alcançar a gloria para um membro da corte seelie, e eles preferiam morrer do que viver em desonra
  • Amor poderia conquistar tudo, o amor é a expressão da alma, transcendendo tudo. o amor romântico era considerado a forma mais pura e elevada de amor. (Eu particularmente discordo dessa parte, há muitos tipos diferentes de amor para se elevar apenas um)
  • Beleza é vida (Ah! Vai tomar*censurado*) Beauty foi o primeiro membro da corte, para estar no pais das fadas e fazer parte da corte seelie, você deveria ser belo, a beleza deveria ser protegida e os seelies iriam a guerra para proteger algo belo, sendo uma pessoa, lugar ou coisa.
  • Pagar as suas dividas o mais rápido possível, seja boas ou ruins, por exemplo, se um seelie te deve um favor, ele ira te retribuir o mais rápido possível, mas se você o insultou, ele encarara isso como uma divida de vingança, então esteja preparado pois pelo que parece as vinganças de um seelie é um prato servido quente.
Os unseelies também eram conhecidos como os "Desgraçados", criaturas malignas horrendas e mau intencionadas do mundo das fadas. Alguns dizem que os unseelies eram seelies que caíram em desgraça e desonra. Os unseelies não podiam se reproduzir, eles simplesmente escravizavam um humano e o fazia se tornar um deles. 

Entre os unseelies mais conhecidos estão:
Sluagh: Alma de uma pessoa q não teve o devido descanso, não sendo aceito nem no céu e nem no inferno, ele vaga pela noite capturando almas de inocentes.
Shellycoat: Uma especie de bicho papão que vive nos lagos e rios, sendo de certa forma inofensivo.
Barrete vermelho: Uma especie de duende com um chapéu tingido de sangue humano, não que ele tenha alguma escolha, se o chapéu perder a cor, o barrete vermelho perde os poderes e morre (pensando dessa forma... um barrete vermelho seria um saci perere psicotico?). Ler a biblia ou outro texto sagrado pode afasta-lo.

Assim como os seelies tinham seu código, os unseelies também possuíam suas leis.


  • O caos gera progresso: Os unseelies enxergavam a mudança como algo bom e que trazia o progresso, eles também entendia que deviam se adaptar para sobreviver
  • O poder deve ser usado: Os unseelies tinha poderes mágicos e suas leis diziam que poderes são vantagens e devem ser usados ao seu favor, desperdiça-los seria um pecado
  • Interesses acima da honra: honra era uma mentira para os unseelies, alcançar seus objetivos eliminando todos os obstáculos sem se importar com ética ou valores e a verdade era alcançada sendo devoto a si mesmo e não aos outros.
  • Paixão acima do dever: Unseelies agiam por instinto e paixão, muitas vezes sem pensar (algumas pessoas fazem isso até hoje...)
Bem, por hoje é só, continuarei esse post mais tarde (deus sabe lá quando)

Fontes:
http://www.anjosnet.com.br/fadas/
http://grimoriodaluna.blogspot.com.br/2012/05/fadas-iii-historia-das-crencas-e.html
http://faerie.monstrous.com/seelie_and_unseelie_court.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário