21 de agosto de 2015

Amuletos: Kusudama

Adivinha quem resolveu refazer alguns post? Sim eu mesma, para não perder o post antigo, eu resolvi escrever por cima dele, acrescentando coisas


Kusudama é uma bola feita de vários origamis encaixados, seu nome significa bola de remédio, antigamente as pessoas colocavam ervas medicinais e aromáticas para decorar os hospitais e trazer cura aos doentes, hoje em dia ele é mais usado para decoração, mas sempre com a intenção de trazer saúde. Costumam possuir um cordão embaixo com um pompom ou um cristal, esse cordão simboliza a energia de cura saindo do kusudama e se espalhando pela sala, ou chegando ao doente.

Um festa onde é muito comum encontrar decorações de Kusudama é o Tanabata Matsuri, ou Festival das estrelas comemorado no mês de julho, eles começaram a ser usados nesse festival quando um comerciante da cidade de Ichibanchô, Kengoro Mori, resolveu criar enfeites de papel inspirados nas dálias de seu jardim, a partir daí eles passaram a enfeitar o festival da cidade.

Há alguns tipos de kusudamas usados em festas que se partem em dois soltando papeis coloridos, fitas e uma mensagem de acordo com a comemoração.

Eu resolvi pesquisar um vídeo ensinando a fazer um kusudama estrela, foi um dos poucos videos que se usava um papel quadrado para dobrar, sem falar que eu gosto de estrelas. espero que gostem.


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kusudama
http://terapiadopapel.blogspot.com.br/p/significado-kusudama.html
http://www.deviantart.com/art/Kusudama-Spring-Brazil-110847754
https://www.youtube.com/watch?v=vZnr2qXwdFo

4 comentários:

  1. Eu ja vi q vc nao respondeu nenhum dos meus recados!:(
    se nao quer falar td bem mas...

    ResponderExcluir
  2. desculpe, ainda não aprendia responder comentarios, eu recebia os comentarios pelo meu e-mail e respondia, mas acho q não na muito certo com comentarios anonimos (eu sei pode me chamar de burra se vc quiser), quanto aos comentarios, me manda um e-mail (andreiamiyake@uol.com.br) não sei qual das perguntas é sua

    ResponderExcluir
  3. bem vou aproveitar e responder todos os comentarios (puts, vou ter q ir lá no meu e-mail ver oq foi q eu escrevi):
    O livro q eu consegui eu comprei pela internet, o preço varia de 27,00 a 35,00 reais (não sei se hoje mudou).
    A grande maioria eu respondia sim, pq era sugestão de post, isso diminui bastante a lista.
    Não sei, foi um lugar que eu e as minhas primas criamos, a praia das sereias por exeplo é uma praia cheia de conchas, e pedras rodeando a praia, fica bem isolado e as conchas de lá são lindas, por isso eu imaginei que era um otimo lugar para sereias se reunirem, já que ninguem vai lá.
    Puxa, espero q isso resolva, e desculpe por ter demorado tanto para responder

    ResponderExcluir
  4. Tá Super Desculpada!
    Bjsss
    Eu acho que sou a única a deixar comentários no seu blog por enquanto! Mas vou passar a colocar um nome pra vc saber quando sou eu tá! O nome é Ally!

    ResponderExcluir