14 de agosto de 2015

Feitiços: Alquimistas

Os alquimistas de certo modo deram origem a química que conhecemos hoje em dia, por isso eu resolvi falar sobre eles, seus objetivos e filosofia.

Os alquimistas tinham três objetivos principais, o primeiro deles era transformar metais comuns em ouro, o segundo era produzir o Elixir da vida que alem de dar longa vida a quem o bebesse, poderia curar qualquer tipo de doença. Esses dois primeiros poderiam ser alcançados caso o alquimista conseguisse a pedra filosofal que aumentaria o seus poderes. E o ultimo, um dos mais controversos, criar a vida, ou a criação de um homunculus, um ser muito semelhante ao homem, mas menor e de cabeça grande.

A alquimia poderia ser dividida em duas, a ocidental e a chinesa, essa ultima poderia ser dividida em Waidanshu, onde a busca pelo elixir da vida era externa por meio de mistura de ingredientes, metalurgia e elementos, e Neidanshu, que era uma alquimia interna onde se buscava o elixir dentro do próprio alquimista, esses dois deram origem a medicina tradicional chinesa e a energia Qi, respectivamente.

Os materiais mais comuns usados por eles, era o orvalho, o sal, e mercúrio e o enxofre (sendo esses dois últimos muito perigosos, mas comuns na época). Enquanto o orvalho era usado para hidratar a matéria prima, o sal era um dissolvente universal  (ironicamente a água é considerada um solvente universal)

O enxofre era considerado o principio fixo, ativo, masculino, já o mercúrio era exatamente o contrario, a mistura desses dois elementos era chamado de coito do rei e da rainha, nessa mistura o sal cumpria o papel de ligação entre esses dois. E na proporção correta se acreditava que poderia se produzir ouro a partir dessa mistura. Isso me lembra sobre o meu antigo professor de ciências, ele dizia que talvez os alquimistas estivessem tentando tirar um elétron do mercúrio, já que o mercúrio está bem do lado do ouro.

Sabe o banho maria? Esquentar água numa panela para aquecer alimentos sensíveis ao calor e que queimam com facilidade, tipo o chocolate? Dizem que ele foi criado pela alquimista Maria, a judia, considerada a fundadora da alquimia, ela também descobriu o acido clorídrico. Vários compostos químicos foram descobertos por acaso por alquimistas misturando metais e outros tipos de substancias.

Eles também associavam os metais com que trabalhavam com planetas
Sol= Ouro
Lua= Prata
Mércurio= Mércurio (Duh)
Vênus= Cobre
Marte= ferro
Júpiter= Estanho
Saturno= Chumbo

Acho que por hoje é só, semana que vem eu continuo, talvez eu fale de homúnculos (esse assunto realmente me fascina)

Fontes:
https://projetoalquimia.wordpress.com/2012/04/07/o-poder-dos-simbolos-2/
http://wiki.deldebbio.com.br/index.php?title=File:Planetas-Metais.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário