2 de agosto de 2015

Mitologia: Curupira

Descrito como um menino de cabelos vermelhos como fogo e pés virado para trás, alguns também o descrevem como um anão ao invés de uma criança.

Sua função é defender as matas, as plantas e seus animais, seus principais alvos são caçadores e lenhadores. Apesar de que eles também podem se irritar caso um animal ou planta seja morto sem a sua permissão, mesmo que não tenha sido feito de forma injustificável.

É bom sempre pedir permissão a ele antes de caçar ou cortar uma árvore, ou deixar algum presente como flechas, fumo, ou alimentos. Caso o contrario ele pode te pregar peças, fazer com que você se perca na floresta e te deixar confuso criando ilusões, por ter os pés virados ele se torna bem difícil de ser localizado, e mesmo que o caçador saiba que é o curupira que está lhe pregando peças, ele é mais rápido do que qualquer pessoa, sendo impossível de ser alcançado.

Outro habito dele é encantar crianças pequenas e as levar para a floresta, lá, ele ensina os segredos das matas, e a respeitar a natureza, depois de sete anos ele devolve a criança para a família dela.

Alem dos poderes já mencionados, como velocidade e ilusões, ele pode se transformar em animais, antigamente ele era visto como um demônio por causar problemas a caçadores, e para escapar deles, o caçador deveria pegar um ramo de cipó e emaranhar de modo que seja quase impossível encontrar a ponta, o Curupira vai se distrair tentando encontrar a ponta e o caçador poderá fugir.

Muitas vezes o Curupira é confundido com o Caipora, já que eles são bem parecidos, a principal diferença é que o Caipora não tem os pés virados para trás.

Comentarios da Lovely:
Curupira deve ter algum tipo de DDA ou algo parecido para deixar um caçador fugir só por causa de um novelo de cipó, mas eu consigo me distrair só de olhar para uma rachadura na parede, então vamos dar um desconto.
Eu ainda não pesquisei sobre o Caipora, mas acho que o Caipora é visto como uma divindade enquanto que o Curupira é visto como um espirito da floresta, acho que esse vai ser o tema do próximo post de domingo

Fontes:
http://www.brasilescola.com/historiab/curupira.htm
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/curupira.htm
http://bazardapoesia.blogspot.com.br/2010/07/o-curupira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário