23 de agosto de 2015

Mitologia: Mula sem cabeça

Mudei o formato do post novamente, acho que desse jeito ficou melhor, hoje irei falar sobre a mula sem cabeça

Origem
Segundo a lenda, uma mulher se apaixonou por um padre, e o padre sendo um homem da igreja, não deveria ser visto como um homem, e sim como um santo.

Mesmo sabendo disso ela levou a paixão até os finalmente... Se é que me entendem e acabou por ser amaldiçoada. Em outras versões essa garota teria tido relações sexuais fora do casamento sendo amaldiçoada a se tornar a mula sem cabeça todas as quintas feiras em noites de lua cheia.

A origem dessa lenda vem de tradições católicas onde uma moça não poderia se apaixonar por um padre e deveria se casar virgem, o ponto principal dessa historia não é você encontrar com essa criatura como é com o Saci ou o Curupira, e sim o medo de se transformar em uma mula que solta fogo pelas ventas.

(Mula que solta fogo pelas ventas... Existe muita gente assim... E elas nem precisam de casco para te dar um coice)

Há uma terceira versão mais antiga e macabra onde uma rainha de algum lugar visitava o cemitério todas as noites, o rei curioso resolve segui-la certa noite e fica horrorizado ao vê-la devorando o cadáver de uma criança. a rainha ao perceber seu marido a observando, se transforma em mula sem cabeça e foge para o mato.


Características
Não preciso falar muito né? Vou apenas aprofundar nos detalhes, ela pode ser marrom ou preta, no buraco em seu pescoço de onde deveria estar uma cabeça saem chamas e quando ela relincha as chamas se intensificam, Há ferraduras pretas e marrons de prata e de aço em seus cascos que ao baterem no chão também soltam faíscas.

Já pensou como seria maneiro se ao invés de um buraco que solta fogo, você conseguisse ver a cabeça putrefata dela em meio as chamas? Isso sim seria macabro.

Hábitos
Assim como o lobisomem, ela se transforma nas quintas de lua cheia e precisa passar por sete igrejas ou cidades até o amanhecer (o lobisomem no caso se transforma nas sexta e precisa atravessar cemitérios e encruzilhadas).

Ela não parece ter muito controle, destruindo tudo que estiver em seu caminho inclusive pisoteando pessoas, pode ser reconhecido por um forte relincho seguido de um gemido. Isso me faz pensar que as chamas devem causar algum tipo de dor nela.

Fraquezas
Não há rituais ou presentes para se afastar a mula, mas há meios de se quebrar a maldição, o primeiro é espetar a pele dela com uma agulha virgem até sangrar, o segundo é retirar o freio do pescoço dela, só há dois pequenos detalhes, você já viu um cavalo de perto? Teria coragem de esperar ele com uma agulha... Agora vamos lembrar que ela solta fogo pelas ventas... O modo mais seguro de se espetar ela seria por trás certo? Você teria coragem de espetar a bunda de um cavalo com uma agulha? Pois é...

O segundo jeito parece mais fácil, a não ser pelo fato de que é uma rédea de metal, muito próxima ao fogo. Bem, se você conseguir ela se tornará uma mulher novamente e estará ajoelhada chorando por seus pecados. Caso você não queira enfrenta-la, sugiro que deite-se no chão cubra a cabeça, não respire e fique quietinho rezando para ela não te atropelar.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/mula_sem_cabeca.htm
http://www.brasilescola.com/folclore/mula-sem-cabeca.htm
https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=Mula+sem+cabe%C3%A7a
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_mula_sem_cabeca.htm
http://www.infoescola.com/folclore/mula-sem-cabeca/
http://www.estudokids.com.br/mula-sem-cabeca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário