22 de setembro de 2015

Poções: Alimetos sagrados

Resolvi fazer um post diferente, estava nas minhas aulas de comida brasileira quando a minha professora começou a falar da deusa da mandioca, não é algo incomum se me perguntar, em varias civilizações o alimento base costuma ser relacionado a algum deus e usado também para se fazer bebidas alcoólicas de tal civilização. Eu queria usar esse post não para falar do alimento em si, mas das lendas que a envolvem

Mandioca
Esse era o principal alimento dos povos indígenas, conta a lenda que em uma tribo tupi nasceu uma linda indiazinha de pele branca, por causa disso ela recebeu o nome de Mani, que significa branca.

Ela era amada e querida por todos da tribo, porém um dia ela acabou adoecendo e morreu, seus pais a enterraram dentro da oca em que moravam, o tumulo foi regado com lagrimas até que um dia uma planta começou a crescer, suas raízes eram marrons mas por dentro ela era branca, ela recebeu o nome de Mandioca que significa casa de Mani, em homenagem a indiazinha.


Milho
Alimente mais consumido pelos Astecas, Maias e povos nativos da America central, sendo considerado alimento tanto dos homens quanto dos deuses.

Quando Quetzalcóatl, deus asteca da criação, criou os humanos, precisava de algo para alimenta-los, escolhendo assim o milho.

Já para os maias, quando Tepeu e Gucumatz estavam criando os humanos, as primeira tentativas foram com barro, mas eles se desmanchavam, depois foram feitos com madeira, mas eles eram duros e sem alma, finalmente ele usaram milho e conseguira terminar o trabalho.


Trigo
Deméter (ou Ceres para os romanos) era a deusa da colheita e da fertilidade, sendo muitas vezes simbolizada pelo trigo já que ela ensinou os humanos a cultivar o trigo e a fazer o pão.

Para os egípcios Renenutet era a deusa da colheita com cabeça de naja, por causa da troca de pele das cobras ela era vista como simbolo de morte e renovação, onde o novo sai do velho assim como as sementes saem das plantas adultas.


Arroz
De maneira geral o arroz é o grão mais consumido na Asia, no Japão há a deusa Shinto do arroz, da fertilidade e das raposas, Inari, costuma ser representada como um velho carregando um saco de arroz, ou uma mulher montada em uma raposa carregando dois fardos. Há vários templos no Japão onde  são feitas oferendas de arroz e sake para agradar a deusa e suas raposas.

Na Indonésia a deusa do arroz é Sri, que foi morta para que não fosse assediada pelo rei dos deuses Batara Guru, ao ser enterrada, de seus olhos começou a brotar arroz e de seu peito uma especie de arroz grudento, arrependido Batara Guru ofereceu o arroz para os humanos cultivarem.

Na China para salvar os humanos famintos, a deusa Guan Yin espremeu seus seios para derramar leite sobre a terra fazendo com que grãos de arroz crescessem nas plantas vazias, ela porem apertou com muita força fazendo com que caísse sangue, dando origem ao arroz vermelho


Feijão
Eu queria dar um pequeno destaque ao feijão-fradinho muito comum da cozinha de orixá que teve como origem povos e culturas africanas antes de vir para o Brasil. É usado para fazer vários pratos como por exemplo o acarajé.

Segundo a lenda, a deusa dos ventos mulher de Xangô, foi a casa de Ifá buscar um preparado para o seu marido.

Ifá entregou o encantamento e recomendou que quando Xangô comesse fosse falar para o povo. Iansã desconfiou e provou o alimento antes de entregá-lo ao marido. Nada aconteceu, quando chegou em casa entregou o preparado ao marido, lembrando o que Ifá dissera.

Xango comeu e quando foi falar ao povo, começaram a sair labaredas de fogo da sua boca. Iansã ficou aflita e correu para ajudar o marido, gritando Kawô Kabiesilé. Foi então que as labaredas começaram a sair da sua boca também.

Diante do ocorrido o povo começou a saudá-los: Obá anlá Óyó até babá Inà, ou seja, grande rei de Oyó, rei de pai do fogo. Essa história do Candomblé explica o nome do acarajé, que vem do iorubá akárà (bola de fogo) e jè (comer)


Bem é isso, eu queria ter falado sobre a azeitona, a uva, mas acabei preferindo focar mais nos grãos principais de cada povo. Talvez eu faça um post sobre bebidas alcolicas, ou então um post aprofundando cada um dos alimentos que citei aqui em cima, outras crenças seu impacto na civilização e a historia completa de cada divindade... Quem sabe? Gostaram do post acharam que faltou algo? comentem.


Fontes:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_mandioca.htm
http://www.xamanismo.com.br/Teia/SubTeia1192451053It003
http://www.terra.com.br/esoterico/infograficos/signomitos/virgem.htm
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/demeter-a-deusa-do-trigo-mae-de-persefone.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/renenutet.htm
http://www.acbj.com.br/index.php/inari/
https://books.google.com.br/books?id=itm26y2gej8C&pg=PA26&lpg=PA26&dq=deus+deusa+arroz&source=bl&ots=DKFos2KWF8&sig=G7WsNIaMNPJm2noQ6nEWN1G9QD0&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CFUQ6AEwDmoVChMIipeNyaOJyAIVxYiQCh2xEw7G#v=onepage&q=deus%20deusa%20arroz&f=false
http://www.lendas-da-bahia.noradar.com/lenda-do-acaraje/
http://www.aguadoce.com.br/blog/posts/mandioca-versatil-e-deliciosa/
http://uipi.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Plantando-Milho.jpg
http://reinoveggie.com.br/resenha-barriga-de-trigo/
http://www.imujer.com/gourmet/2009/08/03/como-preparar-arroz
https://www.youtube.com/watch?v=lFiupgEqvX0

Nenhum comentário:

Postar um comentário