1 de outubro de 2015

Amuletos: Bonecas

Tenho lido alguns posts antigos do blog e... Jezuis como tem coisa que eu adoraria destruir, refazer ...queimar e jogar as cinzas num rio... Tipo alguns post sobre bonecas que eu mandei para rascunho e resolvi que esse seria o tema do post de amuletos.

Eu já fiz vários post sobre bonecas porque acho que elas tem algo de mistico, como se estivessem protegendo o seu dono secretamente, ou sei lá... lacrando algum espirito.

Servos após a morte
Em alguns túmulos do antigo Egito foram encontrados bonecas feitas de barro ou madeira, alguns acreditam que crianças eram enterradas com essas bonecas para brincarem na vida após a morte, outros dizem que elas tem uma função semelhante ao Uchebti, ou seja, se acreditava que elas trabalhariam para o falecido no outro mundo.


Rituais de Casamento
Na Roma e na Grécia antiga, era uma tradição comum antes do casamento que a noiva entregasse suas bonecas e outros brinquedos à deusa Ártemis como simbolo do fim da infância e inicio da vida adulta.

Bonecas Amuletos
Existem alguns tipos de bonecas usadas como amuletos contra doenças e para trazer prosperidade, isso pode depender do que você coloca dentro da boneca.

Por exemplo recheando a boneca com ervas medicinais aromáticas (do mesmo modo que se faz o kusudama) você pode deixa-la no quarto de uma pessoa doente para que a energia das ervas curem a pessoa.

Já bonecas recheadas com milho, arroz e outros grãos e sementes, trazem prosperidade e fartura, apesar de que a maioria dos feitiços que usam grãos trazem fartura e prosperidade, essas sementes representam a terra

Abayomi: Boneca geralmente negras feita de pedaços de pano amarrados sem uso de cola ou costura, costumam representar figuras mitológicas, orixás, contos de fada ou outras figuras populares, ela simboliza quem traz alegria e felicidade e seu nome significa encontro precioso

Kokeshi: Em Okinawa no japão, essa bonecas são usadas em cerimonias de enterro de crianças, a alma da criança ficaria dentro da boneca para não se sentir perdida, a boneca então ficaria sobre o tumulo ou no caso de uma cremação, na casa dos familiares, algumas pessoas adotam bonecas abandonadas para trazer boa sorte ao lar.


Voodoo: Ao contrario do que muitos pensam o voodoo não é só usado para machucar ou prejudicar uma pessoa, isso costuma depender do seu objetivo, pode ser curar, ter sucesso em alguma coisa, trazer paz, etc. A boneca representa a alma de alguém, você pode até conversar com ela como se estivesse falando com a própria pessoa a fim de resolver problemas entre si.

Fontes:
http://cristianetiago.blogspot.com.br/2015/07/qual-e-historia-das-bonecas-e-suas.html
http://materiale-didattico.info/index.php?newsid=74438&news_page=1
http://aldeiadepedrapreta.blogspot.com.br/
https://www.flickr.com/photos/71637794@N04/6967862280
http://palaceofideas.blogspot.com.br/2013/06/coisas-fofas-para-decorar.html
http://thecabulouso.blogspot.com.br/2013/07/como-usar-um-boneco-voodoo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário