25 de outubro de 2015

Mitologia: Harpias

Sábado fui numa escola fazer estagio sobre alimentação saudável, estou morta de cansada, mas foi divertido.
Da ultima vez eu acho que falei sobre sereias gregas, as harpias seriam como primas distantes e mais violentas das sereias.

Origem:
Filhas de Taumante e Electra, a oceânide, seu nome significa arrebatadora, provavelmente devido ao seu peculiar costume de arrebatar corpos mortos, Seus nomes eram: Celeno, a obscura; Aelo, a borrasca (ventania); e Ocípite, a rápida no vôo

Características:
Busto de belas mulheres para distrair homens desavisados, braços e pernas de aves de rapina, algumas vezes se mostravam como mulheres de unhas compridas e pontudas. Eram muito velozes no vôo, possuíam uma visão mais aguçada do que a de uma águia, alem de garras capazes de cortar um humano em dois e penas tão duras quanto pedra

Hábitos:
Cruéis, violentas sendo muitas vezes relacionadas com ciclones e tempestades. Tinham o habito de sequestrar cadáveres e usufruir de seu amor (eu não tenho certeza se quero saber o que isso significa), muitas vezes eram representadas nos túmulos como se estivessem esperando o corpo ser enterrado, outro motivo para elas serem representadas em túmulos seria porque elas levavam os mortos até Hades, o deus do submundo.
Elas também roubavam comida e era inútil afasta-las já que tudo que tocavam apodrecia, e elas sempre voltavam para roubar novamente. Zeus e Hera as usavam para punir humanos que os contrariassem.

Fraquezas:
Não podem ser facilmente derrotadas por humanos, os Argonautas conseguiram derrota-las e salvar o rei Phineu por causa de Zetes e Calais, dois semideuses alados conhecidos como filhos do vento do norte, desse modo poderiam combate-las de igual para igual.
Alguns sites dizem que elas podem ser afastadas com o Vento Sopro do Espirito, eu não entendi direito o que significa, talvez uma maneira de representar Boreas que era o pai de Zetes e Calais, o vento do norte, talvez.

Fontes:
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2012/04/harpias-e-as-paixoes-arrebatadoras.html
http://www.mitologia.templodeapolo.net/seres_ver.asp?cod_ser=34&value=Harpias&mit=Mitologia%20Grega&esp=Dem%F4nio
http://minilua.com/lenda-grega-das-harpias/
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/01/harpias.html
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Harpias
http://www.mitologia.templodeapolo.net/seres_ver.asp?cod_ser=15&value=Boreas&mit=Mitologia%20Grega&esp=Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário