4 de outubro de 2015

Mitologia: Sereias

Refazendo posts antigos, sem ideias para posts novos, se continuar assim eu vou acabar entrando em hiato de novo...


Origem:
As primeiras historias sobre sereias se referem à deusa Atargatis que pulou em direção ao mar depois de ter um filho com um humano, em algumas versões dizem que ela pulou por ter acidentalmente matado o seu amante, mas nas duas versões da historia, após cair no mar ela ganhou uma cauda de peixe.

As sereias que Odisseu encontrou eram mulheres metade pássaros que foram isoladas em uma ilha por ofenderem a deusa Afrodite, depois de serem derrotadas por Orfeu e Odisseu em seguida elas cometeram suicídio se atirando ao mar e morrendo afogadas.

As rusalkas são espíritos de mulheres que morreram afogadas e se transformaram em mulheres peixes, costumam levar jovens para o fundo do rio e viver com elas


Características:
Longos cabelos sedoso, uma beleza encantadora, e cauda de peixe, costumam ser retratadas segurando um pente ou um espelho apesar de terem grande talento com instrumentos musicas como lira e flauta. Em algumas versões ela é descrita como sendo metade pássaro, ou então tendo a cabeça de uma mulher e o corpo de um pássaro.

Sereias não possuem alma, elas não vão para o céu depois de morrer, elas simplesmente de desmancham em espuma do mar e deixam de existir, contudo há um meio de uma sereia ganhar uma alma, se um humano se apaixonar por ela, se isso acontecer ela irá ganhar uma alma e poderá ir para o céu

Hábitos:
Sempre sentadas em um pedra cantando e atraindo navios para naufragar nas rochas ou jovens marinheiros para morrerem afogados.
Outras são mais violentas e quando um humano se aproxima elas o arrastam para o fundo do mar e o devoram ou o mantem aprisionado na tentativa de conseguir uma alma humana.

Nem sempre elas são seres malignos e perigosos, algumas  ajudam marinheiros a lutar contra tempestades, apesar de que avistar uma sereia já é um sinal de que uma tempestade se aproxima

Fraquezas:
Basicamente para se salvar de seu encanto você deve tampar seus ouvidos com cera de abelha para que não as escute, ou cantar uma musica mais bela do que a delas, desse modo elas iriam ficar mudas e passariam a escutar a sua canção se esquecendo completamente de naufragar o navio.


Fontes
http://myths.e2bn.org/mythsandlegends/origins532-a-mermaid-and-a-magic-comb.html
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Sereias
http://gabymagiolo.blogspot.com.br/2009/11/analise-do-conto-o-silencio-das-sereias.html
http://www.realmermaids.net/mermaid-history/
http://falacultura.com/sereias/
https://www.pinterest.com/pin/550072541958019487/

creditos á Ally, que postou como anonimo, por isso não tinha colocado os creditos antes

Um comentário:

  1. Como se vai para magictopia?se for super secreto não precisa dizer!mas se puder...

    ResponderExcluir