31 de janeiro de 2016

Mitologia: Dragões

Eles estão presentes em praticamente todas as culturas do mundo, Europa, Ásia, América, a sua reputação pode variar desde bestas demoníacas até deuses, neste post eu foquei nas lendas de dragões europeus.


Origem:
Dizem que a palavra dragão vem do grego drakôn, usado para se referir a grandes serpentes. Sua origem é muito antiga sendo difícil de dizer como a lenda começou, em grande parte das lendas eles são descritos como criaturas demoníacas e irracionais que precisavam ser derrotadas.
Muitas vezes eles são associados a ganancia, em uma lenda nórdica, um anão de nome Fafnir se transforma em um dragão devido sua ganância e cobiça.

Características:
A imagem de um dragão pode mudar de conto para conto, geralmente são lagartos ou serpentes gigantes capazes de cuspir fogo e voar, algumas vezes sem possuírem asas. Eles podem apresentar todos os tipos de chifres, algumas vezes mais de uma cabeça ou membros. Sua cauda pode ter espinhos e ser usada para defesa.

Hábitos:
Muitas vezes para evitar que o dragão ataque um reino ou aldeia, os moradores oferecem sacrifícios como jovens donzelas, dando origem a historias onde donzelas são salvas por um cavaleiro.
Eles também costumam guardar tesouros em suas cavernas atraindo muitos aventureiros em busca de riquezas e fortuna, alguma lendas sugerem que os dragões usem as moedas de ouro e as pedras preciosas como uma espécie de armadura.

Fraquezas:
Há varias historias de como cavaleiros derrotaram dragões se tornando salvadores da aldeia.
São Jorge depois de ferir o dragão com sua lança se virou para a princesa sem perceber que a criatura ainda estava viva, ele então colocou o seu cinturão de ouro no pescoço do animal o domando.
Há também uma lenda dinamarquesa que conta sobre um dragão que guardava uma enorme fortuna em ouro, quando um rei entrou no covil para mata-lo, mas o peito e a barriga do dragão que costuma ser a parte mais vulnerável, estavam cobertos de ouro como se fosse uma armadura, apenas uma parte estava desprotegida. O rei acertou a lança nessa parte, matando o dragão e ficando com seus tesouros.

Fontes:
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/09/dragoes.html
http://www.megacurioso.com.br/animais-sinistros/75606-9-formas-mirabolantes-de-matar-um-dragao-segundo-a-mitologia.htm
http://cavaleirosedragoes.blogspot.com.br/2009/11/dragoes-mitos-lendas-e-historias.html
https://ydaros.wordpress.com/draconomicon-ydariano/
http://olhardodragao.blogspot.com.br/2011/03/10-dos-inesqueciveis-e-melhores-dragoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário