21 de fevereiro de 2016

Mitologia: Fantasmas

Eu já disse q fantasmas são os meus monstros favoritos, talvez por eles serem muito misteriosos, e não falarem diretamente com as pessoas, por isso eles são comuns em historias de terror, mistério e suspense. E o fato deles representarem a vida após a morte os torna mais fascinate.



Origem:
Fantasmas são almas de pessoas mortas que ainda vagam pelo mundo dos vivos, os motivos variam de conto para conto, mortes violentas, morrer de forma triste sem completar algum objetivo ou não tendo um enterro apropriado.
Eles existem há tanto tempo quanto os vampiros, já que os dois nasceram da crença de que os mortos poderiam voltar à vida para atormentar os vivos, isso também deu origem a feriados e rituais dedicados a rezar pelos que se partiram para que suas almas não retornem, como o dia dos finados ou o festival das almas.


Características:
Sua imagem pode variar dependendo da historia, eles podem ser translúcidos, na forma de uma sombra ou como uma pessoa normal, podendo ter ferimentos do momento de sua morte.
Mas a imagem mais clássica de um fantasma seria uma forma coberta por um lençol, isso se deve porque antigamente as pessoas era enterradas embrulhadas em uma espécie de lençol chamado sudário ou mortalha, as pessoas acreditavam que quando o espirito se levantava o lençol ia junto.

Hábitos:
Costumam vagar pelo local onde morreram sem um rumo definido, geralmente para avisar os vivos sobre alguma coisa, em caso de assassinato, o espirito costuma querer vingança ou justiça pela sua morte.
Há também fantasmas de criminosos que por medo de serem julgados e ir para o inferno se tornam almas penadas e passam atormentar os vivos

Fraquezas:
Para se livrar de um fantasma você deve descobrir porque ele se tornou um fantasma, geralmente há um motivo para um espirito não conseguir descansar em paz, e ele pode querer a ajuda dos vivos para resolver seus assuntos pendentes.
De qualquer maneira na china se acredita que os fantasmas só podem andar em linha reta, por isso as estradas e caminhos costumam ter varias curvas. Já para os Gullah, descendentes de africanos, os espíritos não podem atravessar a água o que os leva a pintar as janelas e portas de azul para evitar que entrassem nas casas.

Fontes:
http://www.habbid.com.br/forum/origem-dos-fantasmas/560765/id/page/1
http://edukavita.blogspot.com.br/2014/11/fantasmas-do-mundo-antigo-sua-historia.html
http://minilua.com/projetos-arquitetonicos-para-afastar-fantasmas-acordo-com-algumas-culturas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário