7 de fevereiro de 2016

Mitologia: Fênix

Símbolo de esperança, transformação, renascimento e imortalidade, a fênix possui varias interpretações diferentes de cultura para cultura, mas mantendo a imagem de pássaro de fogo imortal.

Origem:
Dizem que fênix que conhecemos nos dias de hoje veio do pássaro Bennu da mitologia egípcia, Bennu nasceu do coração de Osíris e por ser o único de sua espécie quando sentia que estava prestes a morrer fazia um ninho de canela, mirra e sálvia ateando fogo e ressurgindo das cinzas depois.
Para os persas ela se chamava Huma, um pássaro capaz de trazer fortuna a que tocar, algumas crenças dizem que se esse pássaro pousar sobre a sua cabeça você se tornará um rei.
No judaísmo é conhecida como Chol, depois de comer o fruto do conhecimento Eva tentou as outras criaturas do Éden, a única que não provou foi Chol e por isso ganhou a sua imortalidade.
No Japão e China ela é chamada de Ho-ou, mas que só aparece no inicio de uma nova era ou para anunciar o nascimento de um grande líder.

Características:
Muitas vezes descrita possuindo as cores do fogo como vermelho, laranja e amarelo, ou tendo penas de cores sagradas como o purpura, o azul, o vermelho, o branco e o dourado. Seu tamanho e aparência era semelhante a uma águia ou pavão.
Há lendas que descrevem a fênix como se estivesse constantemente em chamas, sendo chamada de pássaro de fogo.





Hábitos:
Ela pode viver de 500 até 97 mil anos, além de ser conhecida pela capacidade de renascer, ela podia carregar cargas muito mais pesadas do que ela mesma, alguns contos sugerem que elas poderiam transportar elefantes.
Seu canto era muito doce e se tornava mais triste e melancólica a medida que a morte chegava podendo levar os animais que a ouviam à morte. Diziam que suas cinzas poderiam ressuscitar pessoas

Fraquezas:
Não há fraquezas especificas para uma fênix, quando ela sentia a morte se aproximando, simplesmente fazia um ninho de canela, mirra e sálvia e pegava fogo, das cinzas surgia uma nova fênix que juntava as cinzas de seu progenitor em um ovo e levava até o altar do deus solar em Heliópolis. Outros contam que quando ela estava a beira da morte, voava diretamente até o altar onde se incendiava renascendo um tempo depois.




Fontes:
http://www.infoescola.com/mitologia/mito-da-fenix/
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/05/fenix.html
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/F%C3%AAnix

Nenhum comentário:

Postar um comentário