13 de março de 2016

Contos: Narciso

Resolvi colocar algumas lendas na forma de histórias, afinal nem todas as lendas são criaturas místicas. Isso seria uma espécie de subcategoria para os post de mitologia

Narciso era filho de Cefiso, um deus do rio, e da ninfa Liríope. Antes de seu nascimento, seus pais resolveram consultar um oraculo para saber qual seria o futuro da criança.
O oraculo de Tirésias revelou que Narciso teria uma vida longa, desde que não olhasse para o próprio reflexo.

Ele acabou por se tornar um jovem arrogante e orgulhos, mas de extrema beleza que encantava tanto rapazes quando mulheres do povoado, até mesmo uma ninfa de nome Eco se apaixonou por ele, mas Narciso se julgava superior a todos por nunca se apaixonar e zombou do amor que a ninfa sentia.

Outras versões da historia contam que Eco nunca chegou a se declarar, já que havia sido amaldiçoada pela deusa Hera a repetir a ultima coisa que os outros falavam. Ela apenas seguia o jovem de modo que ele não a visse, e quando ele sentia que estava sendo seguido e perguntava "quem está ai?" Tudo que a ninfa poderia fazer era repetir a frase. No fim das contas Eco acabou por se tornar um rochedo que até hoje repete as ultimas palavras que ouve.

Como castigo por sua arrogância, a deusa Afrodite ordenou que seu filho Eros, acertasse uma flecha em Narciso enquanto ele bebia água. No momento que o rapaz encarou o próprio reflexo, se apaixonou perdidamente pelo mesmo, passando os dias admirando o próprio reflexo sem comer, beber ou dormir, até que eventualmente morresse.

Contam que até mesmo nos seus momentos finais, sua beleza era inigualável. E no local onde Narciso morreu começou a crescer uma flor, sendo batizada com o nome do jovem. Quando as ninfas se aproximaram do lago, de um lado a água ainda era doce, mas do lado que Narciso morreu a água estava salgada.

"Por que está chorando?"
"Estou chorando por causa de Narciso"
"Entendemos que Narciso era belo, mas você era o único que conseguiu admira-lo de perto"
O lago olhou para as ninfas confuso "Narciso era belo?"
"Se não fosse por sua beleza, porque outro motivo você estaria chorando?"
"Eu choro por Narciso, mas nunca tinha percebido que ele era belo, eu choro por que no fundo dos seus olhos eu via a minha própria beleza."

Fontes:
http://pt.shvoong.com/books/398685-lenda-narciso/
http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/narciso.htm
http://brasilescola.uol.com.br/mitologia/estoria-narciso-eco.htm
http://www.revolucaointerior.com.br/mitologia/o-mito-de-narciso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário