27 de março de 2016

Contos:Os dois irmãos

Como semana passada eu tinha falado sobre deuses egípcios eu queria falar sobre um conto egípcio, mas é muito mais fácil encontrar contos gregos do que egípcios, sem falar que contos egipcios são muito compridos... Mas mesmo assim eu consegui encontrar um.


Essa história começa com dois irmãos, Anupu e Bata. Anupu era casado e tratava seu irmão mais novo como se fosse o próprio filho. Bata por sua vez, ajudava Anupu no campo cuidando do gado e os levando para os melhores pastos

Um dia quando os dois irmãos estavam no campo plantando, Anupu pediu que Bata voltasse para casa e trouxesse mais sacos de sementes, ao chegar em casa encontrou a esposa de seu irmão trançando os cabelos, quando ele pediu que ela buscasse as sementes, ela respondeu:

"Vá pegar você, vou estragar o meu cabelo se for busca-las"

Bata foi buscar os sacos de sementes, e quando saiu da casa, a esposa de Anupu ficou impressionada com a força e beleza do rapaz que nunca havia observado atentamente, ela se aproximou dele sugerindo que os dois dormissem juntos, Bata se indignou com a proposta dizendo que ela era como uma mãe para ele, e que não contaria nada para Anupu.

Mesmo assim a esposa de Anupu temendo que Bata contasse, resolveu fingir que Bata havia a espancado, quando Anupu chegou em casa encontrou sua esposa deitada no chão vomitando, ele perguntou o que houve e ela respondeu:

"Bata veio aqui mais cedo e sugeriu que dormissemos juntos, mas eu disse que ele era como um filho para mim e que eu já sou casada com você, furioso ele me espancou me ameaçando para não te contar nada sobre isso"

Anupu, segue então para o estabulo para matar seu irmão. As vacas que iam entrando no estabulo viam Anupu segurando uma lança escondido atras da porta prestes a matar Bata, então elas avisaram Bata que saiu correndo enquanto Anupu corria atrás dele com uma lança

Bata pediu ajuda ao deus Rá, que criou um rio infestado de crocodilos entre os dois. No dia seguinte Bata explica o que realmente aconteceu e anuncia que não voltaria a viver com seu irmão já que ele acreditou cegamente na história da esposa sem ouvir o que seu irmão tinha a dizer. Bata por fim acaba se auto castrando e dizendo que colocaria seu coração no alto da flor do pinheiro e passaria a viver no vale dos pinheiros e se algo acontecesse com ele, Anupu veria a sua caneca de cerveja espumar. Anupu acabou por voltar para casa e matar a sua esposa.

Depois de alguns anos, os deuses sentiram pena da solidão de Bata no Vale dos pinheiros e criaram uma esposa para ele, eles também alertaram que ela teria um destino terrivel. Bata se apaixonou imediatamente por ela contando o segredo de seu coração, e a aconselhou a nuca se afastar de casa pois o mar poderia leva-la.

Apesar dos avisos, o mar conseguiu uma mecha do cabelo da jovem e a levou até o local em que os servos lavavam as roupas do faraó, isso fez com que todas as roupas ficassem com o cheiro do cabelo dela, o chefe dos lavadeiro eventualmente encontra a mecha de cabelo e a leva até o faraó. Este por sua vez descobre que o mecha de cabelo pertence a uma criação dos deuses e envia todos os seus mensageiros para encontra-la. Os únicos mensageiros que não voltam são os do Vale dos pinheiros, já que foram mortos por bata.

O faraó então envia seus homens junto com vários presentes para a jovem que aceita ir com eles e se tornar a favorita do rei, ela ainda conta como matar Bata, cortando o pinheiro que carrega seu coração.

Anupu que nesse momento percebe que sua caneca de cerveja está espumando e parte para o Vale dos pinheiros em busca de seu irmão. Ele encontra o coração de Bata seco e o coloca na água trazendo Bata de volta a vida.

Bata pede ajuda de seu irmão para se vingar de sua esposa, ele se transforma em um boi de espécie desconhecida e de belas cores. Anupu o leva até o palácio e oferece o boi ao faraó.

Um dia Bata encontra sua ex-esposa, e diz: "Não estou morto, agora sou um touro".

Imediatamente a jovem pede que o faraó sacrifique o touro, mas quando o corpo estava sendo levado, duas gotas de sangue caíram na terra onde cresceram duas enormes árvores nos portões do faraó, o povo encarou isso como um bom pressagio e começaram a fazer oferendas para as árvores.

Quando a ex-esposa passa perto das árvores ela escuta: "Sou eu de novo, não pode me matar"

Novamente ela convence o faraó a derrubar as árvores e fazer belos moveis com a madeira, porém quando estavam cortando as árvores, a jovem engole um farpa e acaba engravidando.

A criança que nasceu foi nomeada herdeira do trono e quando o antigo faraó morreu ela se tornou o novo faraó, mais uma vez ele revelou que era Bata e iniciou um julgamento contando a todos o que sua ex esposa fez, ela foi julgada culpada e sentenciada a morte. Após isso Bata governou por 30 anos passando o trono para seu irmão Anupu, quando partiu para o mundo dos mortos.


Fontes:
https://egitoantigo.wordpress.com/2010/03/30/contos-egipcios/
http://www.mitologia.templodeapolo.net/mitos_ver.asp?Cod_mito=206&value=Os%20dois%20irm%C3%A3os&liv=Mitos%20e%20Lendas&mit=Mitologia%20Eg%C3%ADpcia&prot=Seth&lnd=#topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário