6 de março de 2016

Mitologia: Gnomos


Como semana passada eu fiz um post sobre anões, essa semana, eu resolvi fazer um sobre gnomos,

Origem:
Seu nome pode significar saber ou morador da terra visto que são considerados elementais da terra, assim como salamandras são elementais do fogo, ondinas da água e os silfos do ar.
Antigamente se acreditava que eles escondiam pedras e minérios dos mineradores evitando assim que todos os minerais fossem levados em um único dia.

Características:
Tem a estatura de cerca de dois palmos, não passando dos 30 centímetros, possui uma barba branca e costuma usar botas e um chapéu pontudo, este chapéu dizem carregar os seus poderes.
Em algumas culturas ele é descrito como uma criatura feia e maligna que gosta de causar o mal para as pessoas, já em outras ele é descrito como um ser simpatico, protetor da natureza e dos segredos da terra

Hábitos:
Existem três tipos de gnomos:
  • Gnomo domestico: Vive dentro da casa das pessoas, cuidando dos moradores e animais da casa, como agradecimento por sua proteção é comum deixar um pouco de comida para eles em potinhos.
  • Gnomo de Jardim: São aqueles gnomos de pedra que são postos nos jardins para cuidarem das plantas.
  • Gnomos da floresta: Não gostam ou evitam entrar em contato com os humanos, preferindo usar os seus poderes para cuidar da floresta e dos animais selvagens
Dizem que se você capturar um gnomo, ele terá que realizar três desejos seus, mas esses desejos eventualmente se tornaram maldições como se fosse uma espécie de vingança.

Fraquezas:
Por seus chapéus carregarem os seus poderes ocultos, acredito que ao retirar o chapéu ele perde os poderes, assim como varias outras criaturas que usam chapéus.
Mas o que os gnomos realmente odeiam é a luz do sol, por isso eles preferem viver embaixo da terra, dizem que a luz do sol pode transforma-los em pedra, algumas lendas sugerem que os gnomos de jardim são gnomos de verdade que se tornaram pedra ao serem atingidos pela luz do sol.

Fontes:
http://www.anjosnet.com.br/gnomos/
http://www.significados.com.br/gnomo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário