7 de abril de 2016

Amuletos: Hamsá

Hamsá é um amuleto na forma de uma mão simétrica, muitas vezes possuindo um olho no centro, e sendo decorada com imagens de pombos, peixes ou a estrela de Davi.

Origem:
O nome Hamsá significa cinco, em referencia aos cinco dedos que formam o amuleto, ele também é chamado de mão de Fátima, uma das filhas do profeta Maomé, uma mulher sem pecados e que se tornou um modelo para as mulheres muçulmanas.
Já no judaísmo é chamada de mão de Miriam, irmã de Moisés


Função:
É usada no judaísmo para afastar os maus espíritos e o mau-olhado, mas o modo como ela é representada pode alterar um pouco o significado dependendo da cultura, por exemplo, se os dedos estiverem juntos, ela serve para atrair sorte, caso separados, serve para afastar energias negativas.

Acredita-se que quando a mão estiver voltada para cima, ela estaria ligada à energia masculina, e para baixo ligada à energias femininas

No islamismo cada dedo está ligado à um pilar do islamismo:

  • Shahada - afirmação da fé;
  • Salat - orações diárias;
  • Zakat - dar esmolas;
  • Sawm - jejum durante do Ramadão;
  • Haji - peregrinação à Meca.


Como é usado:
Ultimamente é um simbolo muito usado em tatuagens ou na forma de pingentes sendo usado em colares, pulseiras, dentro do carro para evitar acidentes, ou dentro da carteira para proteger as finanças do mau olhado.

Fontes:
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/hamsa/
http://www.significados.com.br/hamsa/
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/amuleto/
http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Yoga/1416

Nenhum comentário:

Postar um comentário