24 de abril de 2016

Mitologia: Tengu

Alguns descreveriam o tengu como uma especie de duende japonês visto que ele é uma criatura sábia dotada de poderes magicos, podendo ser benevolente ou maligna dependendo da história que for contada

Origem:
O nome Tengu significaria algo como Cachorro dos céus, tendo como origem o Tien Gou, um lobo devorador de gente na forma de um cometa, da mitologia chinesa. Posteriormente o tengu deixou de ser associado com a imagem de um cão e passou a ter características de aves.
Segundo algumas lendas, Tengus seriam samurais ou monges que teriam caído em orgulho, ganancia ou ódio.


Características:
Geralmente são criaturas com corpo de homem, pele vermelha, asas e cabeça de corvo, ou com grandes narizes.
Tengus malignos possuem características mais animalescas, como a cabeça de corvo, unhas afiadas e olhos de animais selvagens, já os tengus monjes das montanhas possuem apenas narizes grandes e compridos e asas nas costas.
Alguns tengus são representados com cabelos e barbas cinzas quase brancas carregando pergaminhos, ou abanadores feitos de penas ou folhas de fatsia,

Hábitos:
Era comum que tengus sequestrassem monges e crianças, os deixando pendurados em arvores, suas vitimas voltavam para casa quase mortas ou completamente loucas, algumas vezes se alimentando de fezes acreditando ser uma deliciosa refeição.
Seus poderes incluíam mudar de forma, tamanho, criar ilusões, ventriloquismo, teletransporte, a capacidade de entrar no sonho das pessoas e produzir ventanias e enfeitiçar as pessoas com um leque magico.
Tengus malignos (karassu tengu) gostavam de causar a discórdia entre os humanos e corromper monges e samurais recompensando aqueles que os ajudavam com conhecimento sobre suas artes, e poderes. Com o passar do tempo a imagem de seres demoníacos e cruéis desapareceu dando lugar para seres protetores das florestas e guardiões dos segredos da guerra e de artes marciais,(konoha tengu) eles interagiam mais amigavelmente com os humanos, assumindo a forma de ermitões ou monges.

Fraquezas:
Sem dados

Fontes:
http://www.shokumoryu.com.br/artigos/70-tengu-o-espirito-mistico-do-guerreiro-ninja.html
https://aoikuwan.com/2011/07/11/criaturas-sobrenaturais-parte-13-tengu/
http://www.mortesubitainc.org/demonologia/hall-da-fama/tengu-demonio-japones

Nenhum comentário:

Postar um comentário