26 de abril de 2016

Plantas: Lirio

Dizem que o lírio nasceu quando gotas do leite de hera foram derramadas, as que caíram no céu formaram a via láctea, e as que cairão na terra formou o primeiro lírio.

Cultivo:
Eles necessitam de um solo leve e fértil, sendo que ele pode ser plantado por divisão de touceiras, estaquia, ou bulbos. Como essas plantas costumam crescer perto de lagos, ou locais úmidos, é aconselhável que eles tenham regas periódicas sem deixar que o solo seque completamente, logo após o inverno, seria bom adubar a terra por causa da perda de nutrientes.

Medicinal:
Os chamados lírios-de-um-dia, ou lírio de são josé, (Hemerocallis), apesar de não serem lírios de verdade (já que os lírios de verdade são venenosos) ,são considerados medicinais, suas raízes e caule são usados como analgésicos.
Já os lírios comuns são usados com muito cuidado por alguns possuírem substâncias toxicas, geralmente o seu perfume é usado em sabonetes, e loções,

Culinário:
 Os lírios-de-um-dia também eram usados na culinária asiática, sendo conhecidos como agulhas douradas e servidas em sopas, misturadas com uma massa cremosa e fritas, ou levemente cozidas.
As folhas podem ser cortada e usadas como substitutas da cebolinha, os botões das flores costumam ser refogados lembrando algo entre vagem e aspargos, as flores abertas podem ser recheadas, e as raízes tem um sabor que lembra vagem e milho verde

Magia:
Lírios da paz são usados para trazer paz e harmonia ao ambiente. Ele é associado á maternidade, inocência, e constância, também é simbolo de pureza, nobreza e majestade.
Algumas pessoas costumam oferecer essa flor para Santo Antonio no dia dos namorados, pedindo por alguém especial.

Fontes:
http://www.matosdecomer.com.br/2015/02/flores-comestiveis-lirio-amarelo.html
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102004889
http://www.hemerocallis.com.br/heme_especie.asp
http://www.asplantasmedicinais.com/lirio-branco-lilium-candidum.html
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/lirio
http://www.cuidar.com.br/lirio


Nenhum comentário:

Postar um comentário