1 de maio de 2016

Contos: O cortador de bambu

Há muito tempo havia um homem  chamado Taketori no okina (velho que colhe bambu), ele vivia nas montanhas com a sua esposa, e todos os dias ele saia de casa cedo para cortar e colher bambus, usando-os para fazer cestos e vender. Por não terem filhos os dois se sentiam muito solitários.

Um certo dia Taketori viu um talo de bambu que brilhava e resolveu abrir para ver o que havia dentro, emitindo tanta luz. Para a sua surpresa ele encontrou uma garotinha de não muito maior que seu polegar.


Acreditando que a menina fosse um presente divino, o velho então levou a menininha para casa deixando-a aos cuidados da esposa, os dois colocaram a menina em uma pequena cesta e a chamaram de Nayotake no Kaguya Hime (Algo como princesa resplandecente dos bambus flexíveis), amando e cuidando dela como se fosse a própria filha.

A partir desse dia, quando Taketori ia para a floresta colher bambus ele sempre encontrava uma pequena pepita de outro dentro dos bambus, em pouco tempo o velho se tornou muito rico e respeitado na região.

Kaguya por sua vez, crescia muito rápido atingindo a altura de uma adolescente em menos de três meses e se tornando cada vez mais bonita, mesmo que ela vivesse em seu quarto sem poder sair de casa, a fama pela sua beleza se espalhou atraindo cinco príncipes que pediram a sua mão em casamento.

Ma a jovem não queria se casar, ela queria ficar com a sua família, então para fazer com que os príncipes desistissem ela anunciou que se casaria com aquele que trouxesse o objeto magico que ela pedisse.

A bacia de pedra de Buda
Um ramo de joias da ilha de Horai
Um manto feito com a pele de um rato de fogo
A joia do pescoço de um dragão
O buzio que nasceu de uma andorinha

O primeiro voltou com a bacia, que acabou por ser falsa, já que ela não brilhou com a luz sagrada, o segundo e o terceiro também eram falsificações, pois o ramo de joias foi feito por artesões, e o manto de rato de fogo queimou como um tecido normal,o quarto desistiu após enfrentar uma tempestade e o ultimo morreu na sua tentativa.

Com o passar do tempo a noticia sobre o fracasso dos príncipes se espalhou chegando até o imperador que se interessou pela princesa, ele enviou cartas e pedidos de casamento mas Kaguya os recusou, dizendo que ela não pertencia à aquele lugar, então não poderia se casa com o imperador, mesmo assim os dois continuaram a trocar cartas entre si.

Quatro anos se passaram desde que Kaguya foi encontrada dentro do bambu, e toda a lua cheia ela olhava para o céu com uma expressão triste, quando seus pais a questionaram, ela disse:

"Eu não sou desse mundo, eu vim da lua, eu fui mandada para cá por causa de um crime que cometi, o ouro que você encontrou era o pagamento pela minha estadia, e na próxima lua cheia eu serei levada de volta para a capital da lua"

Vendo que sua filha não queria deixar a terra tão cedo, o casal de velhinhos pediu ajuda ao imperador que enviou um exercito para proteger a princesa. Quando a lua cheia surgiu no céu, a casa já estava cercada de soldados, mas isso não impediu que o céu se iluminasse cegando todos os guardas, isso não impediu que uma carruagem puxada por cavalos alados descesse do céu, e não impediu que a princesa Kaguya fosse levada embora deixando seus pais desolados e sozinhos novamente.

Antes de partir a princesa entregou uma carta para um dos guardas do imperador, junto com um pote de elixir da imortalidade, mas sem a princesa, a vida eterna não parecia mais valer a pela, então o imperador ordenou que os soldados fosse até a montanha e queimassem o elixir junto com uma carta para a princesa, na esperança de que ela receba. A palavra imortalidade deu o nome para a montanha, Fuji e dizem que a fumaça da queima do elixir sobe aos céus até hoje, é como se ela ainda estivesse enviando cartas da terra para a princesa.

Fontes:
http://www.cacadoresdelendas.com.br/japao/kaguya-hime-princesa-da-lua/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conto_do_Cortador_de_Bambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário