10 de maio de 2016

Plantas: Tomilho

Erva aromática de folhas pequenas, usada tanto na culinária quanto na magia sendo considerada também uma planta medicinal , ela é parente da manjerona e do orégano, mas as suas folhas são mais finas e pontudas.


Cultivo:
Ele pode ser cultivado em qualquer lugar apesar de se desenvolverem mais facilmente em solos arenosos ou pedregosos levemente alcalinos. Precisa de pelo menos cinco horas diárias de luz do sol direta, suporta tanto temperaturas baixas quanto altas,preferindo a faixa dos 4° até os 28°C, apesar dessa resistência, ele pode ter problemas para se desenvolver em ambientes muito úmidos.

Sua propagação pode ser feita através de sementes, touceiras ou estaquia. A germinação das semente ocorre em três semanas após o plantio, O plantio por estaquia pode ser feita cortando ramos de uma planta adulta e os deixando em um copo com água até que as raízes apareçam, ou plantando em vasos deixando a terra bem úmida por três ou quatro semanas

Medicinal:
O tomilho costuma ser usado para aliviar todos os tipos de tosse, e problemas respiratórios, assim como asma, garganta inflamada e catarro. Os óleos podem ser diluídos e usados para massagear músculos doloridos, mas é mais comum o uso de chás já que o óleo pode irritar pessoas alérgicas.
Ele também é usado para limpeza bucal para tratar ferimentos na boca

Culinário:
Para concentrar o sabor das folhas, os ramos de tomilhos comum são colocados para secar em um local bem ventilado, longe da luz do sol direta e sem umidade. Tem um aroma semelhante ao orégano e à manjerona, devido ao seu parentesco. Ele pode ser usado em praticamente todos os tipos de pratos, frango, carnes, sopas, legumes, ou até mesmo  colocado para aromatizar torradas com azeite de oliva.
Para ser conservado fresco é comum enrolar os ramos em papel toalha e coloca-los dentro de um saco plastico, na geladeira.

Magia:
É uma erva regida por Vênus e para os gregos ele era um simbolo de graça e elegância, já na Roma antiga os soldado se banhavam com tomilho para adquirir coragem. O tomilho costuma ser queimado para atrair saúde, energias positivas, purificar o ambiente e se acreditava que isso espantava animais peçonhentos.
Para ter sonhos tranquilos e afastar os pesadelos, você pode colocar um ramo de tomilho embaixo do travesseiro, ou usar um travesseiro recheado dessa erva, algumas mulheres colocam alguns ramos nos cabelos a fim de se tornarem irresistíveis
Por ser uma erva regida por Vênus, também pode ser usado em feitiços de amor.

Fontes:
http://hortas.info/como-plantar-tomilho
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/tomilho.html#.Vy9sPfkrLIV
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tomilho-thymus-vulgaris.html
http://magiasefaznacozinha.blogspot.com.br/2010/01/tomilho.html
http://www.emporiowicca.com.br/tervasmagicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário