2 de junho de 2016

Amuletos: Aves e repteis

Continuando a série de posts amuletos em forma de animais, Eu ia incluir anfíbios e peixes nesse post, mas ele ficaria muito comprido então coloquei apenas pássaros e repteis.
Pessoalmente gosto de pensar na coruja, na pomba e na águia como um trio. Mente, alma e corpo, sabedoria, emoções e força, enquanto a águia voa sob o sol a coruja voa sob a lua.


Águia:
A águia é um simbolo de coragem, força e visão, um amuleto de águia pode ser feito de qualquer material e geralmente é usado para trazer coragem física e proteger a visão do proprietário. Por ser uma ave de grande força e poder, ela era frequentemente ligada ao sol, e a Zeus, o rei dos deuses

Pomba:
Conhecida como simbolo da paz, pureza e harmonia, a pomba representaria também o espirito santo segundo a crença Judaico-cristã, sendo também um sinal de boas noticias e esperança quando é mostrada carregando um ramo de oliveira. As pessoas que usam um amuleto de pomba buscam trazer paz para as suas vidas.


Coruja:
Simbolo de sabedoria, conhecimento, e mistério,  Em algumas tribos australianas, a coruja representa a alma das mulheres. A coruja era também o animal de estimação da deusa da sabedoria, Atena, lhe contando todos os segredos da noite, e por ser um animal capaz de virar o pescoço até 270° ela também é vista como um animal ciente de tudo que acontece ao seu redor

Cegonha:
Simbolo de fertilidade e nascimento, um amuleto usado por casais que desejam ter filhos, podendo ser feito de qualquer tipo de metal. A natureza migratória dessa ave a atribuiu o poder de causar concepções. No oriente, elas representam imortalidade e longevidade.


Tartaruga:
Por ser um animal protegido por uma rigorosa carapaça, ela é usada como um amuleto de proteção, algumas pessoas colocam estatuas de tartarugas dentro de suas casas como forma de proteger contra o mau, quando alguém precisar de proteção deve tocar a estatua três vezes com o dedo médio da mão esquerda. Já outras pessoas usam um pingente de tartaruga no pescoço pedindo longevidade

Dragão:
O dragão é conhecido como um animal de grande poder, que guarda tesouro e riquezas em sua caverna, Esse amuleto costuma ser usado para evitar a perda de dinheiro, alem de também representar poder e glória.


Serpente:
Apesar da cobra de da serpente ser associada ao mau e á desgraça, para algumas culturas ela é um simbolo de renovação, saúde e cura. Esculápio, o deus grego da medicina, era representado carregando um bastão com uma cobra enrolada nele, isso isso talvez se deva ao fato das cobras trocarem de pele de vez em quando como uma espécie de recomeço, ou o do seu veneno ser usado para produzir o antidoto. De qualquer forma o bastão de Esculápio é o simbolo da medicina nos dias de hoje.


Fontes:
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/pomba/
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/coruja/
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/cegonha/
http://www.astrologosastrologia.com.pt/blog/esoterismo/talismas-amuletos-patuas/
http://www.heartjoia.com/3055-amuletos-sorte-origem
http://fogoprateado-matilda.blogspot.com.br/2008/06/talisms-e-amuletos.html
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/aguia/
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-coruja-e-super-protetora.html
http://respostasnabiblia.org/uma-aguia-ilustracao-sermao/
http://www.anda.jor.br/29/04/2010/tartarugas-marinhas-estao-ameacadas-por-sacolas-plasticas-no-havai
http://portalbei.com.br/2015/06/a-serpente-e-seus-encantos-por-daniel-tonetto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário