16 de junho de 2016

Amuletos: Peixes e anfibios

Hoje será um post meio curto, já que não existe uma grande variedade de amuletos na forma de anfíbios ou peixes, mas eu queria fazer esse post antes de passar para os mamíferos.


Peixes
No Oriente, o peixe é simbolo de abundancia e riqueza sendo também um simbolo de fertilidade. Um pingente de peixe dourado é usado para trazer prosperidade e vitória acima das dificuldades. Antigamente se usava um simbolo de peixe para marcar reuniões secretas de cristãos nas catacumbas como forma de se proteger das perseguições, isso porque a palavra Ichthys era também as iniciais de "Iesous Christos, Theou Yios Soter", ou seja "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".


Carpa:
Simbolo de sorte, longevidade, coragem, perseverança e sabedoria. Acredita-se que o estudante que ganhar uma carpa terá sorte nos estudos e nas provas.
Algumas lendas contam que se uma carpa conseguir cruzar a cascata Longman, ela irá se tornar um dragão, isso lhe atribuiu a imagem de força e determinação para alcançar os seus objetivos, sendo assim é muito comum as pessoas usarem a imagem da carpa em tatuagens para incentiva-las a cumprir suas metas.

Sapos:
Um amuleto usado para atrair riqueza é o sapo da fortuna, uma estatua de sapo em que as pessoas prendem uma moeda na boca dele, de dia ele fica virado para a porta convidando o dinheiro a entrar, mas á noite é aconselhável que se vire o sapo de costas para a porta impedindo o dinheiro de sair. Amuletos em forma de sapos também atraem calmaria e felicidade, simboliza fertilidade, sucesso e renascimento.






Salamandra:
As salamandras são conhecidas por representarem o fogo, antigamente se acreditava que esses anfíbios podia sobreviver ao fogo algumas vezes até se alimentando dele e o extinguindo. Para os alquimistas elas representavam o enxofre.
Por causa disso ela também significa superar os problemas sem qualquer ferimento.
A origem dessa lenda talvez seja porque quando as pessoas acendiam uma fogueira para se aquecer, elas usavam troncos de madeira, local onde as salamandras hibernavam, quando as salamandras surgiam das chamas correndo, as pessoas passaram a acreditar que o fogo deu vida á essas criaturas.

Fontes:
http://www.mariahelena.pt/pages/os-simbolos-de-protecao-e-sorte
http://www.joaobidu.com.br/jb/astrologias/tabela-magica-para-o-ano-de-2016/
http://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/esoterico/amuletos-confira-objetos-para-atrair-sorte-e-afastar-o-azar,83087e55a7b4d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/peixe/
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/sapo/
https://ouroemoda.wordpress.com/2011/05/05/amuletos-sorte-e-protecao/
http://caixadepandoran.blogspot.com.br/2012/07/salamandras-do-fogo.html
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/salamandra/
http://www.tendadaalma.com/pt/shop/talismas-e-amuletos/carpa-koi-detail
https://kiboosushi.wordpress.com/2012/09/22/carpas-um-pouco-da-mitologia-oriental/
http://ciencia.hsw.uol.com.br/regeneracao-salamandras.htm
http://dinerofacilrapidoysinesfuerzo.blogspot.com.br/
http://mosrsegundaregiao.webnode.com.br/products/peixe-simbolo-do-cristianismo-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário