19 de junho de 2016

Mitologia: Barghest

Conhecido por assombrar o norte da Inglaterra, especificamente a região de Yorkshire. Os barghests já foram citados no romance de Conan Doyle, O cão dos Baskervilles, onde um milionário inglês é supostamente assassinado por um cão que assombrava o local.


Origem:
Criaturas do folclore inglês, geralmente sendo descritos como uma especie de Hellhounds, um cão infernal, sendo algumas vezes associado á Cérbero. Alguns acreditam que a origem dessa lenda seja porque antigamente em Roma, quando alguém sem importância morria, se usava cães para se livrar do corpo, deixando que os animais devorassem o cadáver, isso levou as pessoas a relacionarem cães com a morte, ou algo ruim.

Características:
Apesar da maioria das lendas os descreverem como um cão de pelos negro, olhos vermelhos e flamejantes, dentes enormes, garras afiadas e tamanho monstruoso. Aqueles que olhar no fundo de seus olhos verá apenas medo, desespero e morte
mas dependendo da região ele assume a forma de um homem sem cabeça que aparece e desaparece em chamas ou  um gato branco e algumas vezes até um urso ou coelho.

Hábitos:
Costumam ser vistos em encruzilhadas seguindo viajantes solitários durante a noite, podem se tornar invisíveis para atormentar suas vitimas com sons latidos, uivos e de correntes sendo arrastadas. Avistar um barghest é um sinal de que sua morte está próxima, algumas vezes eles aparecem próximos à casas de pessoas, anunciando a morte do dono daquela propriedade.
Há dois relatos de um barghest que entrou na igreja durante a missa, no primeiro ele correu pelo corredor como se estivesse procurando algo, no segundo, parece que ele matou duas pessoas alem de causar queimaduras em uma terceira vitima.
Mesmo assim, na maioria das lendas, os barghest parecem atuar mais como mensageiros da morte e não causadores.


Fraquezas:
Algumas lendas sugerem que essas criaturas, assim como os vampiros clássicos, seriam incapazes de atravessar rios, ou qualquer curso de água corrente.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barghest
http://www.eutanasiamental.com.br/2012/11/barghest-caes-do-inferno.html
http://jovemlobo.blogspot.com.br/2012/11/os-barghest.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/09/caes-negros.html
http://predominiodoterror.blogspot.com.br/2014/06/barghest-os-totos-do-capiroto.html
https://seattle-2050-get-born-again.obsidianportal.com/wikis/barghest
http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/09/caes-negros.html#.V1SBCJErLIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário