14 de julho de 2016

Amuletos: Crucifixo

Um dos símbolos mais antigos da humanidade sendo usado em diversas culturas, e possuindo significados diferentes dependendo de como ou onde é usada, nesse post eu tentei focar na cruz latina, mais frequentemente usada no cristianismo.


Origem:
Antigamente a crucificação era um método comum em Roma para punir e executar criminosos, nessa época o cristianismo era perseguido, obrigando varias pessoas a esconderem as suas crenças. Quando Jesus Cristo foi pregado, a cruz passou representar tanto o local onde ele morreu, quanto o seu sofrimento para salvar a humanidade. Durante as perseguições, assim como o peixe era usado para marcar encontros secretos, o crucifixo era um meio que os cristão encontraram para reconhecerem uns aos outros.

Função:
Por representar o modo como Cristo morreu, o crucifixo também é uma eterna lembrança do seu sacrifício e da culpa e dos pecados da humanidade. Na parte superior da cruz é comum que se tenha uma inscrição com a sigla I.N.R.I. que significa: "Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum" algo como "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus".
Hoje em dia o crucifixo ou cruz Episcopal, se tornou um simbolo mundial de Jesus Cristo, alem de representar fé, sacrifício e amor pela humanidade , sendo usado como proteção contra o mal.

Como é usado:
É muito comum encontrar crucifixos em altares de igrejas, ou na forma de pingentes sendo usados em gargantilhas, pulseiras ou brincos. Algumas pessoas costumam desenhar com as mãos o simbolo da cruz na testa e no peito a fim de espantar demônios e pedir proteção.
Há várias controvérsias sobre o uso do crucifixo como um amuleto ou até mesmo como algo bom, já que algumas igrejas não aceitam o uso de amuletos, nesse caso a cruz seria apenas para nos lembrarmos de que estamos sempre sendo protegidos e assim nos sentirmos seguros, não se trata de possuir um amuleto, acho que se trata de o quão forte é a nossa fé

Fontes:
http://linhadasaguas.com.br/amuletos-e-talismas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crucifixo
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/crucifixo/
http://1pouquinhodtudo.blogspot.com.br/2009/10/amuletos.html
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/2748/Padre-alerta-crucifixos-tercos-medalhas-e-escapularios-nao-sao-amuletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário