31 de julho de 2016

Mitologia: Centauro

Metade homem, metade cavalo, a imagem que temos dos centauros como criaturas sábias, corajosas e nobres veio de Quíron, um ser que se destacava da sua espécie por ser civilizado, inteligente e possuir uma natureza bondosa, ele era conhecido por treinar heróis gregos e pela suas habilidades na medicina.
Na realidade os centauros tinham uma natureza similar aos sátiros, agindo de modo inconveniente e desagradável na maioria das vezes.


Origem:
Quando o mortal Íxion foi convidado para um banquete entre os deuses, ele acabou se interessado por Hera, a esposa de Zeus, mas ao invés de se enfurecer, Zeus moldou uma nuvem no formato de sua esposa e a chamou de Nefele, a deixando sozinha com Íxion, dessa união nasceram os centauros.

Características:
Os centauros são criaturas com cabeça, braços e dorso de um homem e corpo e pernas de cavalo, enquanto a sua parte humana poderia refletir sobre os seus atos, a parte inferior era responsável por todos os impulsos violentos e sexuais.

Hábitos:
A grande maioria dos centauros apesar de serem muito sociáveis, podiam se tornar muito violentos e impulsivos, algumas lendas sugerem que eles se alimentavam de carne crua e sangue,embora tivessem uma grande fraqueza por vinho.
Como eram de certa forma filhos de Íxion, o rei dos Lápitas, os centauros habitavam a mesma região que esse povo, vivendo nas montanhas de Tessália.

Fraquezas:
A maioria dos centauros morria por simplesmente ceder ao seus impulsos, que geralmente acontecia por estarem sob a influencia de álcool.
Durante um casamento em Tessália, os centauros que foram convidados se embebedaram a ponto de tentar assediar a noiva, o que resultou em uma guerra contra os Lápidas, o conflito obrigou os centauros sobreviventes a se retirar das terras de Tessália.

Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/mitologia/centauros.htm
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/centauro/
http://mitoselendas-seressobrenaturais.blogspot.com.br/p/centauro.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/03/centauros.html
http://mitologiagrega.net.br/centauros-metade-homem-metade-cavalo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário