17 de julho de 2016

Mitologia: Deuses Nórdicos

Eu não queria que esse post ficasse muito comprido, então eu acabei por não colocar todos os deuses nórdicos, apenas os que tinham características interessantes, eu também não coloquei coloquei contos sobre esses deuses porque achei que isso seria um ótimo tema para os posts de contos, onde eu teria mais espaço para desenvolver a historia, de qualquer forma, espero que gostem.



Para os nórdicos no inicio do mundo só havia fogo, Musphelhein, névoa, Niflheim e o vazio que os separava, Ginungagap, quando o fogo e a névoa de encontraram um grande bloco de gelo se formou entre eles, por causa do calor do fogo o gelo começou a derreter dando origem ao gigante Ymir e a vaca Audumla, que ao lamber o bloco de gelo criou Buro, avô de Odin e o mais antigo dos deuses.

Um tempo depois Odin e seus irmãos destroçaram o gigante Ymir, seu sangue se tornou o rio e os mares, a carne se tornou a terra, os ossos, rochas e montanhas e o seu cérebro, as nuvens.

Odin:
Governante de Asgard, senhor da sabedoria, da magia e de todos os deuses. Dizem que em troca de sabedoria, Odin arrancou o próprio olho, atirou no poço de Mimir e depois se pendurou na árvore Yggdrasil em troca das runas. Sua paixão pelas batalhas foi o que rendeu o titulo de chefe do panteão nórdico e em seu salão ele reunia todos os guerreiros que foram mortos em batalhas.
Para se manter ciente de tudo que acontecia ou aconteceu no mundo, Odin mantinha dois corvos de estimação, Hugin, a memória, e Munin, o pensamento. Essas aves voavam pelo mundo e contavam tudo que viam ao deus, de certo modo elas representam tanto a busca pelo conhecimento quanto a onisciência do deus.

Frigga:
Esposa de Odin e deusa da fertilidade do amor e do casamento. Guardião de enorme sabedoria e com a capacidade de prever o destino dos homens, costumava ser invocada pelas mulheres durante o parto.
Era representada como uma mulher alta vestida com penas de falcão ou gavião e carregando um molho de chaves na cintura

Loki:
Deus do fogo sendo metade gigante, conhecido por ser um trapaceiro, digno de pouca confiança e bom em criar estrategias mirabolantes. Assim como a maioria dos deuses nórdicos tinha uma grande ligação com a magia podendo até alterar a sua forma física.
Loki acabou por dar origem a vários monstros da mitologia Nórdica, como o lobo Fenrir e a serpente Jormungand, e de acordo com as lendas, ele iria liderar um exercito contra os deuses no Ragnarok.

Thor:
Deus do trovão, um dos deuses mais fortes e adorados pelos mortais, possuindo vários templos em sua homenagem, seu martelo Mjolnir era a sua principal arma sendo capaz de criar raios, e seu cinturão, Megingjard era o que lhe dava uma força dez vezes maior que o normal.
Ele era um dos guerreiros mais valiosos na luta contra os gigantes de gelo, e tinha um apetite capaz de devorar uma vaca inteira

Hel:
Filha de Loki e deusa da terra dos mortos, Helheim, Hel tinha metade do corpo representado como uma bela mulher e a outra metade como um cadáver em decomposição, os habitantes de seu reino e seus companheiros incluíam a Fome, a Inanição, o Atraso, a Vagareza, o Precipício, o Sofrimento e almas de pessoas que morreram por doenças ou velhice.

Heimdall:
Guardião da ponte Bifrost, o arco-iris que liga o céu e a terra. Ele é descrito como um ser com audição e visão aguçadas que nunca dorme, quando algum inimigo se aproximava, Heimdall soava o Giallarhorn, uma corneta de chifre que emitia um som alto o suficiente para ser ouvido nos nove mundos, alertando todos os deuses.

Freya:
Deusa do amor, da fertilidade, da magia e da adivinhação, Ela era também a líder das valquírias, conduzindo as almas dos que foram mortos em combate, metade dessas almas iam para o salão de Odin, a outra metade passava a habitar o castelo de Freya.
Dizem que Freya vagava pelo mundo em busca de seu marido perdido, Odur, e suas lagrimas se transformavam em ouro ao tocar a terra e âmbar ao tocar o mar.

Njord e Aegir:
Os deuses dos mares, enquanto Njord era o protetor dos pescadores e dos marinheiros, sendo conhecido por ser um deus muito pacifico, o que fazia com que muitos marinheiros deixassem uma parte de sua pesca em altares perto do mar e dos rios como oferenda.
Aegir era cultuado e temido pelos marinheiros já que se acreditava que ele subia até a superfície para levar cargas, navios e homens para o seu salão no fundo do oceano, para evitar que isso acontecesse, as pessoas faziam sacrifícios humanos para acalmar o deus.

Fontes:
http://deusesdasmitologias.blogspot.com.br/p/nordicos.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-deuses-nordicos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aegir
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%A3o_n%C3%B3rdico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Freia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frigga
https://pt.wikipedia.org/wiki/Heimdall
https://pt.wikipedia.org/wiki/Loki
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thor
http://vikingkrieger.blogspot.com.br/2009/08/os-deuses-nordicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário