19 de julho de 2016

Plantas: Camélia

A camélia possui uma aparência bela e delicada muito parecida com uma rosa, na china o nome em mandarim usado para se referir a essas plantas, significa chá, visto que o chá preto e suas variações são feitas com as folhas da Camellia Sinensis.


Cultivo:
Se reproduz por sementes ou por estacas, o solo deve ser acido e rico em matéria orgânica, geralmente na proporção de 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e uma parte de composto orgânico.
A camélia prefere climas amenos, não suportando temperaturas muito altas, mas se adapta bem ao frios, resistindo até à geadas. Pode ser cultivada à meia sombra, desde que receba algumas horas de luz direta, após o plantio, as regas devem ser frequentes durante os primeiros meses, depois podem ser mais espaçadas para que o solo não encharque.

Medicinal:
Apesar da camélia que conhecemos (Camellia Japonica) normalmente ser usada como planta ornamental, suas sementes produzem o óleo tsubaki, usado em cosmeticos para a pele e os cabelos, principalmente por ação antioxidante.
Já a Camellia Sinensis, possui flores mais simples e é conhecida por ser utilizada na preparação de chás.
O chá verde por exemplo, é feito com as folhas da planta e é usado para prevenir e tratar alergias, asma, resfriados, tosse, diarreia, colesterol alto, artrite e reumatismo.
Porém por conter muita cafeina, ela não é recomendada para pessoas que sofrem de insonia, ou dificuldade para dormir.

Culinário:
O chá verde é considerado um alimento funcional, ele e suas variações podem ser misturadas com sucos, leite, especiarias ou sendo servidos acompanhados de doces e salgados, o matcha pode ser adicionado a tortas, bolos e sobremesas para dar uma coloração verde e o sabor de chá verde nas preparações, ou utilizado em cerimonias do chá.
O óleo tsubaki também é comestível possui uma cor amarelo esverdeado pálido, um leve aroma de ervas e por possuir um alto ponto de fumaça, é ideia para usos culinários, sendo usado em marinadas, saladas, ou em preparações de molhos.


Magia:
A camélia branca significa virtude despretensiosa e beleza perfeita, a rosa, significa grandeza da alma, e a vermelha, reconhecimento.
Seu óleo também pode ser usado em feitiços de amor, prosperidade e riqueza, ou queimado em um difusor a fim de desenvolver a nossa sabedoria ou entrar em contato com os nossos dons, poderes e vidas passadas.
Para os espanhóis, ela está associada ao contato com espíritos,sendo algumas vezes utilizada por médiuns.

Fontes:
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/camelia.html
http://www.naturalmedicinalherbs.net/herbs/c/camellia-japonica=camellia.php
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/cha-verde.html
http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/camellia-sinensis-propriedades-medicinais/
http://flordojardins.topartigos.com/beneficios-de-oleo-de-camelia.html
http://www.astrologosastrologia.com.pt/magia_flores.htm
http://ervasespeciarias.com.br/a-magia-das-ervas-plantas-ou-ervas-magicas-ou-poderosas/
https://wiccareencarnada.net/2013/05/05/hierbas-magicas-la-camelia/
http://www.significados.com.br/camelia/
http://betaflores.blogspot.com.br/2013/01/camelia.html
http://www.sargacal.com/2008/03/02/camellia-japonica-eugenia-de-montijo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário