5 de julho de 2016

Plantas: Cebola

Como eu já havia feito um post sobre alho aqui no blog, achei que seria interessante escrever sobre a cebola.
Conhecida pelo seu gosto forte e cheiro capaz de fazer os nossos olhos arderem até lacrimejar, é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha experimentado um prato que leve este bulbo dourado.


Cultivo:
O plantio pode ser feito a partir de sementes ou pequenos bulbos, a terra deve ser bem drenada e rica em matéria orgânica, sendo que a germinação ocorre após uma ou duas semanas e o transplante para um local definitivo pode ser feito entre 40 a 60 dias após a semeadura.
Não é uma planta exigente quando se trata de nitrogênio ou clima, apesar de preferir temperaturas entre 13°C e 28°C, é uma planta bem tolerante, o que pode complicar o cultivo é a luminosidade, e a irrigação.

É aconselhável que se plante cebolas adaptadas ao período de luz da sua região, Cebolas só precisam de algumas horas de luz diária para viverem bem, mas existem cebolas de dias curtos que precisam de 10 a 12 horas de luz do dia para formar bulbo e cebolas de dias longos que precisam de 13 a 16 horas de luz do dia. As cebolas de dias curtos crescem melhor próximas ao equador, já as de dias longos costumam ser cultivadas em locais de alta latitude

Durante a fase de crescimento da planta o solo deve ser mantido sempre úmido, diminuindo as regas quando os bulbos estiverem crescendo e parando completamente na época da colheita, a época da colheita pode variar de 85 a 300 dias, dependendo do tipo de cebola.

Medicinal:
Possui algumas propriedades diuréticas, bactericidas e antissépticas, podendo ser usada em forma de infusão, decocção, maceração, tintura ou sumo.

Infusão: Usada em caso de gases, cólicas, acumulo de catarro, dificuldades de urinar, dores nos pés e ouvidos, tosse e resfriado, alem de servir como antibiótico e vermifugo. A infusão pode ser feita na proporção de 30g/L para ingestão, ou 90g/L para compressas externas.

Decocção: Pode aumentar a pressão sanguínea, e costuma ser usada para tratar asma, bronquite, coriza, diabetes, prisão de ventre e infecções intestinais. A proporção é de 50g/L, podendo ter adição de mel para dar consistência.

Maceração: Na proporção de 50g/L, é usada contra reumatismo e edemas, podendo agir como diurético, já na proporção de 300g/L, ela serve como arteriosclerótica e anti-hipertensiva, atuando em doenças como a angina, a hemorroida, entre outras doenças ligadas à circulação, alguns a deixam macerando no vinho para tratar calos.

Culinário:
Geralmente é usada como condimento, servindo de base para a maioria dos temperos ou sendo refogada para dar um sabor especial ao prato. É um ingrediente versátil, podendo ser acrescentada à sopas, caldos, pães, assada no espeto com uma carne de churrasco, ou ser empanada e frita à milanesa.
Mesmo com o seu leve ardor e cheiro forte, alguns pratos podem levar cebolas cruas, como é o caso de saladas, maioneses temperadas, ou patês.

Magia:
Regida por marte, a cebola pode ser usada em feitiços de proteção contra inimigos, e algumas simpatias de amor com intenções mais sombrias, sua ligação com marte faz com que ela também seja usada para afastar energias negativas.

Feitiço para se defender de inimigos
Materiais:
Uma cebola grande
Um pedaço de papel
Uma faca
Um pedaço de papel alumínio

Modo de preparo:
Em uma noite de lua minguante, escreva o nome do seu inimigo ou o que quer que esteja te prejudicando, sem ser uma pessoa de fato, repita três vezes em seguida:
"Com a força do perdão e do amor,
eu agora neutralizo a energia negativa que você tem me enviado"
Abra um buraco no topo da cebola e coloque o papel enrolado como um canudo dentro, enrole a cebola no papel alumínio e guarde dentro do freezer só retirando na lua minguante seguinte. Retire o papel alumínio e com a cebola na sua frente faça uma oração da sua preferência e peça aos deuses que lhe protejam de seus inimigos ou das energias malignas que lhe estão atormentando.
Acima de tudo deseje o bem dessa pessoa, não importa o quão ruim ela te trate, não queremos prejudicar ninguém, certo?
Por fim enterre a cebola no jardim,

Fontes:
http://hortas.info/como-plantar-cebola
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cebola.html#.V2Akf_krLIU
http://professorkibersitherc.blogs.sapo.pt/62718.html
http://brasilescola.uol.com.br/saude/cebola.htm
http://correiogourmand.com.br/info_03_dicionarios_gastronomicos_alimentos_hortalicas_raiz_cebola.htm
http://sarajutel.blogspot.com.br/2012/01/magia-com-cebolas.html
http://ciganaesmeraldatask.blogspot.com.br/2015/01/simpatia-da-cebola-para-ele-te-procurar.html
http://blogdaborboletta.blogspot.com.br/2015/07/simpatia-da-cebola-para-desfazer-raiva.html
https://asplantas.wordpress.com/2012/07/01/a-lenda-da-cebola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário