7 de agosto de 2016

Contos: Esfinge

Há muito tempo atrás, Laio o rei de Tebas foi alertado pelo oráculo, para que não tivesse filhos, caso o contrário seu filho o mataria e se casaria com a própria mãe, a rainha Jocasta.


Porém em uma noite, o rei ficou bêbado, e acabou por engravidar a rainha, temendo a profecia, Laio levou a criança para as montanhas e lhe pregou os pés para que morresse, seja pela perda de sangue, seja por alguma infecção.

No entanto a criança não morreu, ela foi encontrada por alguns pastores que lhe deram o nome de Édipo, que significa "pés furados", sendo adotado pelo rei de Corinto, Polibo, e criado como seu filho legitimo.

Já adulto Édipo resolveu consultar o oráculo de Delfos para saber qual seria o seu destino, o oraculo então lhe revelou que ele iria matar o próprio pai e se casar com sua mãe.

Édipo, acreditando que o oráculo se referia ao rei Polibo, fugiu de Corinto em direção à cidade de Tebas, encontrando com Laio, o seu verdadeiro pai, no meio do caminho, Laio exigiu que Édipo abrisse caminho para que ele passasse, quando Édipo de recusou, os dois lutaram até que Édipo saiu vitorioso, cumprindo sem saber a primeira parte da profecia.

Quem guardava a cidade de Tebas era a Esfinge, uma criatura monstruosa que atormentava os povo da cidade devorando qualquer um que não conseguisse resolver o seu enigma:

"Qual é o animal que de manhã tem quatro patas, de tarde tem duas e de noite tem três?"

Édipo ao se da besta respondeu que era o homem, pois ao nascer ele apenas engatinha, na vida adulta ele anda  sobre duas pernas e na velhice passa a usar uma bengala para se apoiar. Ao ter seu enigma resolvido a esfinge se sentiu tão humilhada que se atirou de um penhasco.

O povo de Tebas se sentiu tão grato por Édipo ter derrotado a Esfinge que ofereceu o trono da cidade e a mão da rainha viuvá Jocasta, completando a profecia.

Um tempo depois uma peste atingiu a cidade, e ao consultar o oraculo, este disse que a peste não teria fim enquanto o assassino de Laio não fosse punido, após investigar Édipo descobre que é Laio era o seu pai e o homem que ele matou, Jocasta atormentada pelos acontecimentos resolve se enforcar, enquanto Édipo fura os próprios olhos e deixa a cidade de Tebas.

Fontes:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe6rEAL/lenda-edipo
https://filosofojr.wordpress.com/2008/09/30/o-mito-de-edipo-rei/
http://www.diarioliberdade.org/mundo/batalha-de-ideias/40446-%C3%A9-poss%C3%ADvel-a-escrita-da-hist%C3%B3ria-do-tempo-presente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário