21 de agosto de 2016

Contos: O elixir da inspiração

Há muito tempo atrás, duas grandes raças de deuses travaram uma guerra entre si, os Vanir, e os Aesir. No final da guerra, os dois clãs acabaram por se unir.

Para selar o pacto de paz, todos os deuses cuspiram em um vaso cerimonial. Da saliva fermentada nasceu Kvasir, um ser de grande sabedoria que viajava pelo mundo respondendo perguntas e dando conselhos.

Por causa de sua fama e conhecimento, Kvasir despertou a inveja em muitas pessoas, incluindo dois anões chamados Fjalarr e Gallar, que ao se depararem com Kvasir dormindo por acaso, o mataram e guardaram o seu sangue dentro de três vasilhas.

Os dois anões então misturaram o sangue de Kvasir com mel e especiarias, dando origem a uma bebida que ficou conhecida como "elixir da inspiração". Aquele que bebesse do elixir receberia o dom da criatividade, poesia e arte.

Os anões esconderam as três vasilhas se recusando a dividir o dom da criatividade com o mundo, isso até serem capturados pelo gigante Suttung e obrigados a entregar o elixir em troca da liberdade.

Suttung deixou sua filha Gunnlud tomando conta da bebida, a jovem habitava uma caverna no alto de uma montanha distante, poucos sabiam da existência do elixir, e ninguém iria pensar em procura-lo nas montanhas.

Odin, porém, possuía dois corvos que voavam pelo mundo e lhe contavam tudo o que acontecia ou que estava acontecendo, desse modo o governante de Asgard soube da localização e partiu em busca da poção.

Ao chegar na morada de Gunnlud, Odin a seduziu e passou três noites com a jovem, ganhando a sua confiança. Odin então pediu que Gunnlud o deixasse beber apenas um gole de cada um dos três vasos de elixir, sem desconfiar de nada a jovem permitiu.

Mas ao invés de beber um gole, Odin virou os vasos quase que de uma vez só sorvendo todo o liquido para logo em seguida se transformar em uma águia e sair voando em direção á Asgard.

Ao chegar na morada divina, Odin vomitou o elixir dentro de dois vasos que haviam sido preparados pelos deuses Son, e Boden. Na sua pressa para trocar de vaso, algumas gotas caíram na terra dando inspiração para poetas, artistas e escritores, enquanto que o resto do elixir, foi consumido por todos os deuses de Asgard

Fontes:
http://www.fanpop.com/clubs/norse-mythology/images/20679380/title/odin-gunnlod-photo
FAUR, Mirella. Ragnarok, o crepúsculo dos deuses: Introdução à mitologia nórdica. São Paulo: Cultrix, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário