16 de agosto de 2016

Plantas: Ginkgo Biloba

Essa árvore só se tornou conhecida depois da segunda guerra mundial, depois da destruição da cidade, ela sobreviveu a explosão da bomba sendo uma das primeiras plantas a brotar, por causa disso virou símbolo de paz e longevidade. Seu nome significaria algo como frutos prateados.



Cultivo:
Com uma agulha ou faca, faça um pequeno furo ou corte na casca da semente para facilitar a passagem de água, coloque-as em uma sacola de plastico com a mesma quantidade de vermiculita ou pó de coco levemente úmido e deixe na geladeira por dois meses verificando duas vezes por semana para evitar o surgimento de fungos ou que a vermiculita seque completamente.

Quando as sementes germinarem, retire da geladeira e deixe em um local iluminado sem luz direta do sol o ideal é que a temperatura estivesse entre 20° a 25°C, caso esteja muito seco, borrife um pouco de água com um spray.

Por ser uma planta de clima temperado seria bom que ela ficasse em um local fresco, protegido de ventos fortes e com bastante sol na parte da manhã e no final da tarde, evitando as horas mais quentes do dia. Algumas pessoas costumam proteger as raízes da planta colocando cascas secas em volta do caule. Suas folhas e frutos costumam ser colhidos no outono

Medicinal:
Suas folhas estimulam a circulação sanguínea e as sementes são fungicidas e bactericidas, no entanto não é aconselhável que use essa planta caso esteja tomando aspirina ou varfarina, doses altas podem gerar problemas de pele e dores de cabeça.
A partir das folhas se retira um extrato usado para tratar doenças relacionadas a má circulação ou arteriosclerose cerebral.
A tintura dessa planta costuma ser usada para tratar problemas cardiovasculares, podendo também pode ser misturada com flores de limão e congorsa para tratar problemas circulatórios, ou misturada com trevo amarelo para problemas venosos.

Chá de Ginkgo
Ingredientes:
4 sementes de ginkgo
Folhas de amora (opcional)
Folhas de tussilagem (opcional)
600ml de água

Modo de preparo:
Ferva as sementes com a água por alguns minutos, caso for adicionar as folhas, coloque depois que já tiver desligado o fogo, ferver essas ervas pode fazer com que elas percam suas propriedades. Em caso de tosse persistente ou asma, tome uma xícara de chá três vezes ao dia.

Culinário:
As sementes do Ginkgo são chamadas de Ginnan, podendo ser utilizadas em pratos quentes como chawan-mushi e nabe-ryori, assim como em algumas sobremesas.
Na china é comum adicionar essas sementes à mingaus de arroz, ou pratos servidos em ocasiões especiais como casamentes ou durante o ano novo chinês.
Porém o consumo excessivo pode ser fatal, dez sementes torradas por dia podem causar convulsões, dificuldades respiratórias e perda de consciência, além disso, as sementes cruas possuem toxinas que podem levar a morte.

Magia:
O ginkgo pode ser usado para melhorar poderes psíquicos relacionados à clarividência, tornando as imagens mais claras e fáceis de compreender.
E por ser uma erva que estimula a circulação sanguínea, e consequentemente o desejo sexual, ele também é usado em algumas poções afrodisíacas.

Fontes:
http://manuaisdecultivo-plantamundo.blogspot.com.br/2013/04/carvalho-vermelhopin-oak-quercus.html
CURTIS, Susan; GREEN,Louise; ODY, Penelope; VILINAC, Dragana. O livro de receitas das ervas medicinais: Informações essenciais para plantar, cozinhar e produzir cosméticos e remédios naturais. São Paulo: PubliFolha, 2011.
http://www.comicb.com/os-alimentos-que-contem-ginkgo/
http://www.japaoemfoco.com/o-ginkgo-na-cultura-japonesa/
https://en.wikipedia.org/wiki/Ginkgo_biloba
http://horoscopovirtual.uol.com.br/artigos/bruxas-e-chas-magicos-parte2
http://www.wemystic.com.br/artigos/conheca-simpatias-e-tecnicas-naturais-para-aumentar-o-desejo-feminino/
http://www.sarahpetrunoshamanism.com/blog/herbs-to-improve-your-psychic-abilities#.VpzkGxacKoc.facebook
http://www.portaldojardim.com/pdj/2014/10/13/arvore-do-mes-de-outubro-ginkgo-biloba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário