30 de setembro de 2016

Calendário Egípcio

Eu já havia feito dois post sobre esse tema, um sobre o calendário celta, e o outro sobre o calendário greco-romano, por isso achei que seria interessante falar sobre o calendário egípcio.

Assim como os celtas, os primeiros calendários egípcios eram baseados no ciclo lunar, mas com o passar do tempo os egípcios perceberam que as cheias do rio Nilo aconteciam nas mesma época em que a estrela Siriús surgia no horizonte, pouco antes do nascer do sol.

Como as cheias do Nilo eram extremamente importantes para a agricultura, eles usaram essas descobertas para criar o calendário solar com 365 dias, usando como base o calendário lunar de 354 dias.

O ano era dividido em 12 meses com três semanas, sendo que cada semana tinha 10 dias, isso totalizava um ano de 360 dias mais 5 dias dedicados a homenagear os deuses: Hórus, Seth, Ísis, Osíris e Néftis

Meses egipcios (nomes gregos):

  1. Djehuti (Thoth)
  2. Paneipet (Phaophi)
  3. Huthor (Athyr)
  4. Kahorka (Choiak)
  5. Taabet (Tybi)
  6. Panepamekheru (Mechir)
  7. Paneamen-hotep (Phamenoth)
  8. Panerenenutet (Pharmouthi)
  9. Panekhensu (Pachons)
  10. Paneinet (Payni)
  11. Ipip (Epiphi)
  12. Mesutré (Mesore


A vida no Egito girava em torno do rio Nilo, e o ciclo de cheias dividiu o ano em três estações de quatro meses: Akhet, Peret, Shemu.

Akhet (Período das inundações)
Antes de chegar no deserto do Egito, o Nilo passava por varias florestas tropicais da Africa trazendo consigo um lodo escuro e fértil. Quando o rio inundava, a terra era coberta com esse lodo se tornando fértil e úmida. Essa estação ocorria aproximadamente de junho à outubro.

Peret (Período do plantio)
Começava em meados de outubro e se estendia até o inicio de fevereiro, o peret marcava o inicio do plantio e cultivo da terra.

Shemu (Período da colheita)
De fevereiro até junho era a época da colheita, também conhecida como estação da seca ou verão. No mês de maio o Nilo atingia o seu nível mais baixo voltando a encher nos meses seguintes.

Dias dedicado aos deuses
Os cinco dias dedicados aos deuses aconteciam no final do ciclo, cada um comemorava o nascimento de um deus e seriam correspondentes aos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de junho do nosso calendário, sendo que o dia 15 era dedicado os nascimento do deus Rá, marcando o festival de ano novo no calendário egípcio.

Fontes:
http://antigoegito.org/calendario-egipcio/
http://www.calendarios.info/o-calendario-egipcio/
http://www.solbrilhando.com.br/Curiosidades/Calendarios/Calendario_Egipcio.htm
https://cultura.revues.org/1296
http://www.nationalgeographic.com.es/historia/grandes-reportajes/la-astronomia-en-egipto_7198

Nenhum comentário:

Postar um comentário