18 de setembro de 2016

Contos: Mil e uma Noites

Dizem que há muito tempo atrás haviam dois irmãos, filhos de um grande rei de Sassan. Chariar, o mais velho, governava a Percia, enquanto Chazaman, o mais novo, era o rei de Samarcán.


Os dois viveram tranquilamente durante vinte anos, até que Chariar, sentindo saudades de seu irmão, o convidou para visita-lo em seu reino. Chazaman aceitou o pedido e aproveitou a ocasião para presentear o seu irmão que já não via há muito tempo.

Quando Chazaman estava prestes a sair ele se lembrou que havia esquecido o presente de seu irmão, voltando aos aposentos reais, ele encontrou sua esposa nos braços de um escravo, aquela imagem fez o seu mundo cair, ele mal havia saído do palácio e sua esposa o traiu? Tomado pela raiva, Chazaman matou os dois e partiu para visitar o seu irmão.

Ao chegar no reino de seu irmão, Chazaman é recebido com muita alegria e entusiasmo por Chariar, porém a lembrança de sua esposa o traindo ainda o incomodava, ele não bebia, comia e sua aparencia se tornou pálida e sem vida. Notando a tristeza de seu irmão mais novo, Chariar tentou anima-lo o convidando para caçar, mas Chazaman recusou preferindo ficar no palacio.

Mais tarde naquele dia, Chazaman observava os jardins e a piscina do palácio apoiado na janela, nesse momento vários escravos saíram do palácio e se reuniram na piscina, entre eles estava a esposa de Chariar.

"Massud! Massud!!" Ela chamou

Um homem se aproximou dela e a abraçou, começando a beija-la, a mesma coisa acontecia entre os outros escravos do palácio e isso durou até o amanhecer. Chazaman que havia presenciado tudo pensou:

"Isso parece ser muito pior do que a traição que eu sofri," Sentindo que não havia mais motivo para tristeza e desgosto, ele começou a comer e beber sem parar.

Quando Chariar voltou da caça, ficou feliz ao ver que seu irmão havia voltado ao normal, e perguntou o motivo dessa mudança. Chazaman então contou sobre a traição de sua esposa e como isso o deixou abalado e triste, depois contou sobre o incidente na piscina com os escravos e a esposa de Chariar, e sobre como isso o fez pensar que a sua desgraça não era tão ruim.

Chariar se enfureceu, mas queria ver a traição com seus próprios olhos, Chazaman então sugeriu que seu irmão fingisse sair para caçar, mas ficasse escondido observando. E foi o que Chariar fez, anunciou que sairia numa caçada, mas ficou escondido observando a piscina da janela junto com seu irmão.

Novamente homens e mulheres se reuniram no jardim junto com a esposa de Chariar, beijando e se deitando com outros homens, assim como Chazaman havia contado. Desolado com essa revelação, Chariar resolveu partir em uma viagem com Chazaman, uma viagem que só teria fim quando eles encontrassem um caso de traição pior do que a que eles sofreram.

Viajaram por dias e noites até chegar em uma árvore no meio de um prado próximo ao mar, onde os dois se sentaram para descansar. Algumas horas depois o mar começou a ficar agitado e de dentro dele saiu uma fumaça negra que voou em direção ao prado.

Os dois irmãos assustados subiram na árvore se escondendo entre os galhos. A fumaça negra tomou a forma de um grande gênio carregando uma caixa sobre a cabeça, o gênio se sentou debaixo da árvore e tirou da caixa um cofre de cristal de onde saiu uma linda jovem com um sorriso brilhante como o sol.

O gênio deitou a cabeça sobre o colo da jovem para descansar de sua longa viagem e acabou adormecendo, a jovem olhou para cima apenas para encontrar os dois reis escondidos entre os galhos das árvores, ela colocou a cabeça do gênio delicadamente no chão e ficou de pé perto da árvore.

Por meio de sinais ela pediu que os dois descessem, pedido que foi recusado pelos rei temendo o gênio, a jovem então disse que se eles não descessem ela iria acordar o gênio.

Quando os dois irmãos desceram ela pediu que os dois se deitassem com ela, ainda temendo a ira do gênio por hora adormecido, os reis se recusaram novamente mas a jovem os ameaçou.

"Se não fizerem isso eu irei acordar o gênio"

Não tendo outra escolha Chariar e Chazaman se deiraram com a jovem, depois disso ela tirou de dentro de um saquinho um colar com quinhentos e setenta anéis de sinete, e explicou que cada anel daquele colar pertenceu a um amante dela, assim ela exigiu que os dois irmãos entregassem os seus anéis para que ela não acordasse o gênio.

"Esse gênio me sequestrou na minha noite de núpcias e me trancou em um cofre de cristal trancado à sete chaves no fundo do mar, mas saiba que quando uma mulher deseja algo, nada fica em seu caminho"

Espantados os dois irmãos disseram entre si " Se até mesmo um todo poderoso gênio sofre de tragedias maiores que as nossas, não vejo mais motivo em continuar essa viagem" E assim os dois voltaram para o reino.

Porém Chariar passou a acreditar que nenhuma mulher é digna de confiança, ao voltar para o palácio, ele ordenou que decapitassem sua esposa e todos os escravos. A partir desse dia todas as noites o seu vizir teria que lhe trazer uma jovem virgem como esposa que seria morta na manhã seguinte, desse modo nenhuma mulher iria traí-lo novamente.

Isso durou cerca de três anos, não havia mais jovens no reino para se casar com Chariar, o vizir começou a entrar em desespero como medo de ser punido pelo rei. Sua filha, uma bela moça chamada Sherazade, percebendo a agonia de seu pai se ofereceu como noiva do rei e embora o vizir implorou para que ela reconsiderasse, a jovem lhe garantiu que tinha um plano.

Sherazade avisou sua irmã, Doniazade que quando ela estivesse com o rei, iria chama-lá para entrar nos aposentos.

"Eu usarei a desculpa que desejo me despedir de você, quando estiver lá, peça que eu lhe conte uma história."

E foi isso que aconteceu, Sherazade começou a contar a história do mercador e o gênio prendendo a atenção do rei durante a noite inteira, quando a manhã chegou, a jovem ainda não havia terminado a história deixando o rei curioso para saber o final. Por causa disso Sherazade foi poupada apenas para terminar a sua história na noite seguinte.

Mas todas as noites a jovem iniciava uma nova história, todas muito compridas, com outras histórias dentro, e todas as manhãs o rei a poupava para poder continuar a ouvir suas histórias. Isso se seguiu por mil e uma noites, no final da ultima história, Sherazade já havia dado à luz a três filhos do rei e pediu que fosse poupada, o rei arrependido de seus atos e apaixonado por Sherazade resolveu que não a mataria na manhã seguinte, e a torna sua rainha definitivamente, enquanto que a irmã de Sherazade, Doniazade, acaba se casando com Chazaman.

Fontes:
http://www.florijane.com/Antigo%20Site/mileumanoites.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Mil_e_Uma_Noites
http://kitab-alf-layla-wa-layla.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário