16 de setembro de 2016

Feitiços: Voodoo

Quando se fala em vodu as pessoas pensam em zumbis revividos por magia, ou bonecas usadas para controlar pessoas, apesar de não ser bem assim...




O vodu tem origem no Haiti sendo uma mistura de várias crenças e religiões, a grande maioria veio de religiões africanas trazidas pelos escravos, mas há também algumas crenças católicas no vodu.

As divindades são chamadas de Loas, que significaria algo como espirito, em alguns rituais os Loas podem possuir o corpo do sacerdote Houngan, ou sacerdotisa Mambo, a fim de fornecer sabedoria divina e energia.

Divindades como os Loas possuem dias específicos para serem reverenciados, as oferendas costumam ser carne de galinha, cabra, frutas ou outros tipos de alimentos, sendo tradicionalmente deixados em uma encruzilhada à meia noite. Contudo, se um loa deixar de receber oferendas e possuir um corpos de sacerdotes, ele irá perder os seus poderes, e desaparecerá para sempre.

Os Loas também podem ser divididos em duas categorias principais:

  • Rada: Invocados em rituais de proteção e magia branca, a maioria tem origem na Nigeria e Benin, o nome Rada vem de Arada, uma aldeia localizada em Benin
  • Petro: São mais agressivos e acredita-se que tenham sido trazidos por um Houngan espanhol chamado Dom Pedro, responsável por introduzir novos ritos vodu no Haiti, como por exemplo uma dança dos espíritos, mais violenta que as danças praticadas por outros sacerdotes na época

Como tudo nesse mundo, o vodu não é algo exclusivamente ruim, podendo ser usado tanto para o bem, como curar pessoas, quanto para o mal, como causar a morte de um inimigo.

Para se invocar um loa, deve-se desenhar veves(emblemas dos loas que serão invocados) no chão usando farinha ou cinzas. Dois santuários também são erguidos na clareira, um para os Rada e outro para os Petro. No centro há um mastro dedicado ao Loa Legba chamado de poteaumitan, é através desse mastro que surgem os outros loas.

Velas coloridas são acesas e colocadas sobre os veves e orações são rezadas. Terminando a reza, os tambores começam a tocar e os animais são sacrificados e entregues ao cozinheiro. Canções são cantadas seguindo o ritmo dos tambores e a invocação se inicia.

O ritmo dos tambores serve tanto para levar os dançarinos a um estado de transe, quanto para manter os loas dançando e afastar espíritos indesejados. Nessas cerimonias, os possuídos pelos loas podem dar conselhos, curar os doentes, executar milagres ou então adivinhar o futuro.

Fontes:
http://www.astrologosastrologia.com.pt/Vodu.htm
http://www.astrologosastrologia.com.pt/Vodu_Voodoo.htm
http://vodubrasil.jimdo.com/
http://www.imagick.org.br/pagmag/sistmag/voduvampiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário