13 de setembro de 2016

Plantas: Cravo

O cravo leva esse nome por causa de uma especiaria com o mesmo nome, pois as duas tem um cheiro parecido. Na Espanha, ganhar um cravo de um rapaz no inverno era um ótimo elogio, porque no invernos as flores eram muito raras.


Cultivo:
O solo deve ser quente, bem adubado e não muito úmido, é aconselhável que as sementes sejam plantadas entre maio e julho, porém se a sua região for muito quente, plante-as durante o outono.
É uma planta exigente quando se trata de luz e ventilação, por isso plante-a em um local arejado e bem iluminado

Medicinal:
O cravo em si não tem muitas utilizações medicinais, seu principal uso é na fabricação de perfumes devido ao seu aroma delicado. Alem disso ele é eficaz em afastar formigas, já que a maioria das formigas domesticas sente repulsa à essa flor.

Culinário:
Apesar do cravo em si não ser ideal para o consumo, a cravina, também conhecida como cravo-da-China, pode ser usada para aromatizar açúcar, geleias, vinhos e vinagres, seu aroma lembra o cravo-da-Índia levemente adocicado
Ela também pode dar cor para saladas, sobremesas, queijos e até patês. Porém é recomendado que se retire o centro das pétalas, já que possuem um gosto amargo


Magia:
Na frança as mulheres davam essas flores para os homens que iam para a guerra, pois se acreditava que as flores protegiam as pessoas, para que eles voltassem a salvo.
É regido pelo Sol e pelo fogo, podendo assim ser associada ao sucesso, acredita-se que essa planta traga sorte nos negócios, dinheiro e saúde.
Dizem que na época das inquisições, bruxas carregavam essa flor para que não fosse capturadas e enforcadas.

Fontes:
http://www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A50jardimcomestivel.htm
http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-cravo.html
http://blog.giulianaflores.com.br/arranjos-e-flores/cravos-conheca-sobre-flor-deuses/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Craveiro
http://www.circulosagrado.net/cs/magia/ervasmagicas.php
https://www.flickr.com/photos/denela/4849606743/

Nenhum comentário:

Postar um comentário