27 de setembro de 2016

Plantas: Morango

Vermelho como a rosa e no formato de um coração, o morango é uma fruta carnuda e levemente acida, sua safra ocorre nos meses de julho a novembro quando as frutas estão mais doces e suculentas.

Cultivo:
Existem dois tipos principais de morangos, os remontantes que devem ser plantados na primavera e crescem continuamente de junho á outubro, e os não-remontantes que são plantados no final do verão e produzem morangos apenas uma vez por ano entre abril e junho.

Morangos precisam de pelo menos seis horas de sol direto para desenvolver fruto saborosos, seu solo deve absorver bem a água ao mesmo tempo que permite seus escoamento, sendo regados pelo menos uma vez por semana, o ph ideal seria em torno de 5,3 e 6,5. Também não é aconselhável que plante-os próximos à raízes de grandes arvores já que elas poderiam roubar a umidade da terra ou em locais onde já foram cultivados tomates, pimentas, berinjelas ou batatas, pois elas são suscetíveis às mesmas doenças.

Medicinal:
A infusão feita com as folhas pode ser usada para limpar queimaduras e pequenos ferimentos, como gargarejo ela ajuda a tratar inflamações na gengiva e na garganta.

Os frutos frescos costumavam ser usados para tratar gota, artrite, tuberculose e reumatismo por serem refrescantes, uma compressa feita com morangos amassados por exemplo pode aliviar queimaduras de sol e inflamações na pele, alem de funcionar como um relaxante em casos de gastrite e convalescência.

Infusão de Morango
Ingredientes:
1 colher de chá de folhas secas de morango
1 xícara de água quente

Modo de preparo:
Coloque as ervas em um bule e despeje a água por cima, tampe e deixe descansar por 10 minutos antes de coar. Beba uma xícara dessa infusão três vezes ao dia para combater diarreia.


Culinário:
Pode ser consumido ao natural, com açúcar, chantily, creme de leite, ou usado na preparação de sucos, caldas e doces em geral.
Em sobremesas ele costuma servir como recheio para tortas ou bolos, podendo também ser usado em iogurtes, sorvetes, geleias, gelatinas e pudins.
Alem disso ele também pode ser usado em drinks e pratos salgados como risoto e carnes.

Magia:
Regido por Vênus e Júpiter, o morando é muito comum em feitiços relacionados ao amor, à sorte e à prosperidade.

Por ser uma fruta ligada às deusas do amor, ele costuma ser usado tanto para poções do amor quanto para curar desilusões amorosas e ativar a energia sexual.
Morangos também são associada ao equinócio de primavera e ao festival de Beltane, o casamento dos deuses.

Fontes:
http://omeujardim.com/artigos/como-cultivar-morangos
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/morango-fruta-beneficios.html
CURTIS, Susan; GREEN,Louise; ODY, Penelope; VILINAC, Dragana. O livro de receitas das ervas medicinais: Informações essenciais para plantar, cozinhar e produzir cosméticos e remédios naturais. São Paulo: PubliFolha, 2011.
http://nplantas.com/morango-uso-culinario/
http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/receitas-com-morango/
http://sortegoodluck.blogspot.com.br/2013/03/magia-com-ervas-e-seu-significado.html
http://sonhosdeflora.blogspot.com.br/
http://bruxariaemagiasolitaria.blogspot.com.br/p/ervas_10.html
https://bibliotecadasbruxas.blogspot.com.br/2013/08/magia-com-frutas-vermelhas.html
https://www.meliuz.com.br/blog/morango-faz-bem/
http://digamaria.com/2013/07/calda-de-morango-facil-e-rapida/#.V-cvQPArLIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário