16 de outubro de 2016

Contos: Aracne, a tecelã

Aracne era uma bela jovem com um grande talento para tear e bordar, a perfeição de suas peças encantavam e despertavam a admiração de todos na cidade, algumas pessoas vinham de longe apenas para comprar suas tapeçarias.

Por causa disso, Aracne se tornou cada vez mais orgulhosa chegando a alegar que era mais talentosa que a própria deusa Atena. Isso acabou por irritar a deusa das artes e habilidades, que se sentiu desafiada pela arrogante mortal e resolveu promover uma competição, as duas teceriam uma tapeçaria e a mais bela e perfeita seria declarada a vencedora.

Aracne teria tecido uma tela retratando vários casos em que Zeus, pai de Atena, tomava a forma de algum animal a fim de conseguir uma nova amante, Entre eles havia uma imagem que mostrava o governante dos deuses sob a forma de um touro sequestrando a rainha Europa, em outra ele assumia a forma de uma águia e abordava Astéria, e na forma de um cisne ele teria seduzido Leda, alem de vários outros casos de adultério, não só de Zeus mas de Poseidon, Apolo, Dionísio e Cronos. Aracne então finalizou a sua obra com adornos de hera e flores nas bordas da tapeçaria.

Já Atena teceu os deuses do Olimpo em seus tronos, a cidade de Atenas, a oliveira que ela criou e que lhe concedeu o titulo de protetora da cidade, e a deusa da vitória, Nike, que Atena carregava na mão direita e sempre lhe dava a certeza da vitória em todas as batalhas. Nos quatro cantos da tapeçaria haviam imagens que ilustravam o horrível destino de mortais que se atreveram a desafiar ou insultar os deuses. Por fim Atena corou o seu trabalho com uma grinalda de oliveira como simbolo de paz.

Realmente o trabalho de Aracne era perfeito, mas foi extremamente desrespeitosa com a deusa por expor a infidelidade de seu pai dessa maneira, Atena furiosa e rasgou a tapeçaria em pedaços humilhando a jovem na frente de todos.


Aracne ficou desolada sem saber como agir, envergonhada a jovem seguiu sozinha para a floresta onde se enforcou. Quando Atena a encontrou, ela já estava morta, sentindo pena e um pouco de culpa por ter rasgado a tapeçaria de Aracne em sua fúria, a deusa resolveu dar uma nova vida à talentosa tecelã, transformando a corda em uma delicada teia e a jovem em uma aranha, desse modo o talento de Aracne não seria perdido no tempo.

Fontes:
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/01/aracne-artesa.html
http://contoselendas.blogspot.com.br/2005/08/atena-e-aracne.html
http://www.oocities.org/~esabio/aranha/o_mito_de_aracne.htm
http://www.artifexbalear.org/aracne.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário