21 de outubro de 2016

Feitiços: Zumbis

Eu não queria fazer esse post, mas como estamos nos aproximando do Halloween, achei que seria um tema interessante para essa época do ano.

Algumas crenças vodu contam que os mortos podem ser trazidos de volta à vida por um feiticeiro ou um sacerdote, porém devido á falta de oxigênio no tumulo, o zumbi retornaria com morte cerebral permanecendo em um estado catatônico.

Nesse caso a alma da pessoa (ti bon ange) seria capturada e mantida dentro de uma garrafa sendo usada para aumentar o poder do feiticeiro e deixando o zumbi sob o controle daquele que o despertou e possui a sua alma. Segundo a lenda, para fazer com que ele retorne ao tumulo, basta alimenta-lo com sal.

Para isso o feiticeiro utilizava um pó feito com a mistura de vários ingredientes, podendo levar plantas, lagartixas, aranhas e até mesmo vidro triturado, posteriormente um cientista coletou oito amostras diferentes de pó zumbi e identificou quatro ingredientes comuns em todos eles:

  • Algumas especies de peixe baiacu, que produz uma substancia extremamente toxica conhecida como tetrodotoxina que causa paralisia e morte
  • Sapo boi haitiano (Bufo marinus), que produz substancias venenosas
  • Sapo de Hyla (Osteopilus dominicensis) que pode causa irritações, mas não chega a ser mortal
  • Restos humanos
O pó quando aplicado sobre a pele, causava irritações e rachaduras permitindo que a toxina do baiacu fosse absorvida pelo organismo, causando paralisia e a morte aparente. Depois de ser sepultado o feiticeiro poderia ir até o tumulo desenterrar o "morto" e usa-lo como um escravo zumbi.

Para manter o zumbi sob controle, alguns feiticeiros usam uma pasta feita com uma planta conhecida como figueira do diabo ou pepino de zumbi (Datura stramonium) que causa febre, alucinações e amnésia deixando a vitima mais confusa e propensa a acreditar que realmente é um zumbi.

Fontes:
http://citeofdeath.blogspot.com.br/2012/05/feitico-do-zumbi-vodu-zumbi.html
http://blogarea53.blogspot.com.br/2015/12/filmes-de-zumbis.html
http://www.espiritualismo.info/magia.html
http://pessoas.hsw.uol.com.br/zumbis3.htm
http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/04/zumbis-mortos-vivos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário