25 de outubro de 2016

Plantas: Amanita muscaria

Seria interessante fazer um post sobre aboboras na semana de Halloween, porém eu já havia feito esse post há alguns meses atrás, então por causa disso eu resolvi fazer um post sobre cogumelos venenosos, mas especificamente Amanita muscaria.

Cultivo:
Cresce naturalmente em regiões do hemisfério norte com clima temperado ou boreal, vivendo em simbiose com pinheiros, abetos e carvalhos, por causa disso, o cultivo desse cogumelo é de certa forma dependente da presença dessas árvores.
O plantio pode ser feito misturando esporos com a terra próxima à árvore, o crescimento do micélio ocorre durante a primavera e o verão, sendo muito importante manter o solo úmido antes da chegada do outono quando o fungo floresce.

Medicinal:
Possui três componentes ativos, o ácido ibotênico, muscimol e a bufotenina, a ingestão dos cogumelos pode causar vertigem, náusea, secura na boca, confusão mental e a sensação de estar crescendo, com o passar do tempo esse sintomas dão lugar a alucinações e uma certa sonolência.
Os sintomas surgem rapidamente, cerca de 30 minutos a 2 horas após o consumo e podem levar até 24 horas para desaparecerem completamente. E apesar de não apresentaram sequelas visíveis, estudos feitos em camundongos revelam certos riscos de lesões cerebrais.

Culinário:
Segundo algumas fontes seus compostos ativos são solúveis na água, podendo ser parcialmente desintoxicados quando fervido, sugere-se que após onze desintoxicações o cogumelo se torne completamente comestível.
Por outro lado o processo de secagem do fungo, pode facilitar a conversão do ácido ibotênico para o muscimol tornando seus efeitos mais potentes.

Magia:
Escrituras hindus-arianas citam uma bebida sagrada para os Vedas denominada Soma, que não só era a bebida dos deuses, como também era o que fazia os deuses serem deuses, ou seja, qualquer um que consumisse essa bebida, seria agraciado com qualidades divinas.
Segundo alguns antropólogos a base dessa bebida seria o cogumelo Amanita muscaria, para os Vedas a preparação da bebida passaria por três estágios:
"A luz do sol que fornece os poderes celestes,
a umidade que o nutre com uma essência sobrenatural
e um corpo preparado para o consumo"
Isso poderia se referir tanto ao processo de secagem para aumentar os efeitos alucinógenos, quando ao modo usado para encontrar os cogumelos, um dia de chuva seguido por um dia de sol.

Fontes:
http://avisospsicodelicos.blogspot.com.br/2010/01/amanita-muscaria.html
http://www.mortesubitainc.org/paganismo/textos-pagaos/herbologista-marginal/amanita-muscaria-o-alimento-divino
https://cogumelosmagicos.org/comunidade/threads/cultivo-de-amanita-muscaria-muscaria-indoor-outdoor-camara-frigor%C3%ADfica.558/
https://vidaterra.wordpress.com/2011/03/04/intoxicacao-por-consumo-de-amanita-muscaria/
http://timewheel.net/tome-the-quest-to-find-the-rarest-and-most-potent-magic-mushroom-ever/
http://www.naturephoto.lt/fotografija/paprastoji_musmire_amanita_muscaria_2

Nenhum comentário:

Postar um comentário